Foz do Iguaçu recebe 8.295 doses da AstraZeneca para vacinação de idosos e doentes crônicos

A 9ª Regional de Saúde recebeu ao todo 12.655 doses de vacina que serão divididos entre os municípios da região do extremo-oeste.

A Secretaria de Saúde do Paraná destinou nesta quarta-feira (5) à 9ª Regional de Saúde, 12.655 doses de vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca. As doses serão divididas entre os nove municípios de abrangência da regional, que são Foz do Iguaçu Itaipulândia, Matelândia, Medianeira, Missal, Ramilândia, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu e Serranópolis do Iguaçu.

Foz do Iguaçu sendo maior município da regional, ficará com 8.295 que serão utilizadas para a primeira dose, completando a vacinação de idosos e iniciando o grupo de doentes crônicos.

A 9ª Regional informou que serão 2.730 doses para comorbidades, sendo 1.750 para pessoas com deficiência permanente; 580 para gestantes e puérperas (pós-parto).

Ainda, 220 doses serão destinados a profissionais das forças de segurança e salvamento.

Agendamento

Nesta quarta-feira (05) também será aberto o agendamento para pessoas com comorbidades entre 55 a 59 anos e pessoas com deficiência permanente que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada), conforme prevê o Plano Estadual de Imunização. Este grupo começará a receber a vacina na quinta-feira (06).

Comorbidades

Fazem parte do grupo das comorbidades: Pessoas com diabetes; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão Arterial Resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com LOA e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Sindromes coronarianas; Valvopatias; Miocardiopatias e Pericardiopatias; Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Próteses valvares e Dispositivos ca rdíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Anemia Falciforme; Obesidade mórbida e Cirrose hepática. A descrição completa das comorbidades está disponível no site: http://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/.

Comprovação

As pessoas com comorbidades terão que comprovar a doença para receber a vacina. No caso de quem já faz acompanhamento médico no Sistema Único de Saúde (SUS), as informações constam no prontuário do paciente.

Os outros integrantes do grupo devem apresentar atestado médico ou um formulário padrão preenchido por um médico. O documento estará disponível no site da Prefeitura a partir de amanhã. Segundo o Plano Nacional de Imunização (PNI), o cidadão que tiver câncer, for transplantado ou imunossuprimido – quando tem os mecanismos de defesa comprometidos – só poderá ser vacinado com a prescrição médica.

A Vigilância em Saúde estima que o município possua 3.317 gestantes, 554 puérperas e mais de 12.700 pessoas com comorbidades, além de 6 mil pessoas com deficiência permanente que recebam o BPC.

Sair da versão mobile