Inscrições para o concurso da Escola de Sargentos das Armas (ESA) termina nesta terça

As vagas são distribuídas em música, saúde e geral.

Imagem: Arquivo.

Encerra amanhã, 4 de abril, o período de inscrição para o concurso da Escola de Sargentos das Armas (ESA), exclusivamente pela internet. Este ano, o Exército Brasileiro abriu 1.100 vagas para homens e mulheres. A taxa de inscrição é de R$ 95.

Para se candidatar é necessário ter ensino médio completo e ter de 17 a 24 anos de idade, com exceção das áreas de saúde e música, cuja idade máxima será de 26 anos. É preciso ter no mínimo 1,60m de altura se do sexo masculino ou 1,55m se do sexo feminino. Oficiais ou aspirante-a-oficial na ativa das Forças Armadas ou das Forças Auxiliares não podem participar.

INSCRIÇÕES

Vagas

– Geral: 900 para os candidatos do sexo masculino, sendo 180 vagas destinadas à cota de negros; 100 para as candidatas do sexo feminino, sendo 20 vagas destinadas à cota de negros
– Músicos: 45 vagas, para ambos os sexos, sendo 7 vagas destinadas à cota de negros;
– Área de Saúde: 55 vagas, sendo 11 destinadas à cota de negros, de ambos os sexos.

1ª fase de provas é exigido exame intelectual, títulos, Exame de Habilitação Musical, para os candidatos, da área Músico, aprovados no Exame intelectual e classificados dentro das vagas destinadas aos naipes, bem como aos incluídos na majoração que forem convocados pela ESA para continuarem no Curso de admissão; inspeção de sáude, Exame de Aptidão Física Preliminar.

2ª fase: revisão médica, Exame de Aptidão Física Definitivo (EAFD), comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos e comprovação através da heteroidentificação, para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição e optaram concorrer pelo sistema de reservas de vagas, de caráter eliminatório.

As provas objetivas estão previstas para o dia 3 de outubro. No primeiro e segundo ano, os selecionados irão atuar nas Unidades Tecnológicas do Exército nas cidades de Alegrete (RS); Blumenau (SC); Campo Grande (MS); Fortaleza (CE); Itajubá (MG); Jataí (GO); Juiz de Fora (MG); Jundiaí (SP); Natal (RN); Pirassununga (SP); Pouso Alegre (MG); Rio de Janeiro (RJ); Taubaté (SP); Três Corações (MG).

Sair da versão mobile