Secretaria de Saúde de Foz faz alerta para que a população atualize dados cadastrais de atendimento via SUS

Segundo dados levantados, cerca de 20 mil pessoas estão com cadastros desatualizados e não estão sendo encontradas para consultas ou exames

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu pede à população para que mantenha atualizados os dados cadastrais junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS), para atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com números levantados pela pasta, quase 20 mil usuários estão com cadastros desatualizados, sendo 9.983 para consultas e 9.919 exames.

Segundo Elaine Cristina de Lima, coordenadora da Central de Regulação de Agendamentos, o cadastro atualizado permite o contato ágil com os usuários para o aviso e a confirmação de possíveis procedimentos.

No Poliambulatório Nossa Senhora Aparecida, administrado pela Fundação Municipal de Saúde, mais de 400 pequenas cirurgias deixaram de ser feitas em virtude de cadastros desatualizados.

“É essencial que este cadastro seja feito sempre que o paciente precisar de um serviço. Os principais problemas são referentes a telefones antigos, números inexistentes e até CEPs que não correspondem com o endereço. Essas pessoas acabam indo para lista de pendências e, por consequência, o procedimento atrasa”, explica Elaine.

“Fazemos este apelo para que a população se atente à atualização dos dados e, assim, possa existir uma maior agilidade e eficiência nas consultas e exames. Basta procurar a unidade de saúde mais próxima e solicitar essa verificação”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jeronymo.

Como atualizar

O cadastro pode ser regularizado na Unidade Básica de Saúde referência da residência do usuário, com: documento com foto, cartão SUS, comprovante de residência e ao menos dois números de telefone para contato.

Para conferir se está na fila de pendência, o morador pode ir até a UBS e solicitar a verificação da posição na fila de espera para o atendimento. Caso apareça a notificação, o cadastro pode ser feito e, no mesmo dia, a Central de Agendamentos será notificada. Em até 48h a UBS já terá a nova data, horário e local para repassar ao paciente.

Assessoria

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