Força-tarefa vai buscar pacientes que não tomaram 2ª dose da vacina contra Covid-19

Em Foz do Iguaçu 488 pacientes tomaram a primeira dose e não compareceram para completar a imunização.

A Secretaria Municipal de Saúde fará uma força-tarefa para buscar pacientes que tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e não voltaram para tomar a 2ª dose. De acordo com a diretora de atenção primária, Jaqueline Tontini, em Foz 488 pacientes não buscaram o complemento da imunização.

As duas vacinas aplicadas em Foz necessitam da segunda dose para garantir a eficácia. A Coronavac tem um intervalo entre a primeira e a segunda de 21 dias, já a da Oxford/Astrazeneca o prazo é de 84 dias. O atraso em Foz é de cerca de 60 dias. No entanto, se essas pessoas buscarem a segunda dose agora, mesmo atrasada, não há prejuízos para imunização.

Uma dose da vacina garante uma resposta imunológica menos eficaz do que a produzida após o efeito da segunda dose. Na prática, a primeira dose prepara o sistema imunológico para um ataque viral e a segunda aumenta a imunização.

“Nossas equipes de agentes em saúde, que estão divididos nos cinco distritos, pegaram o relatório dos pacientes e farão uma busca ativa por área para saber porque essas pessoas não buscaram a segunda dose” explicou Tontini. Entre os pacientes, há funcionários de saúde, porém, segundo a diretora, ainda não há um relatório de quantos são. Para tomar a segunda dose da vacina não é necessário agendar.

Sair da versão mobile