Segunda dose da vacina contra a Covid-19 está garantida em Foz

Cerca de 480 pessoas ainda não compareceram para receber a segunda dose do imunizante dentro do prazo recomendado

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu registrou a ausência de 488 pessoas, entre idosos e profissionais da saúde, para a vacinação da segunda dose contra a Covid-19, dentro do prazo recomendado. Até esta terça-feira (13) foram aplicadas 36.303 doses da vacina, 28.203 de primeira dose e 8.100 de segunda dose. A segunda aplicação é essencial para concluir o esquema de vacinação e garantir a eficácia dos imunizantes.

“É muito importante que todas as pessoas que receberam a primeira dose retornem para receber a segunda. Só assim garantiremos a imunização necessária. Essa é a nossa esperança de por fim à pandemia”, disse a secretária de saúde, Rosa Maria Jeronymo. De acordo com ela, Foz do Iguaçu tem as segundas doses garantidas para este público. “Nunca faltou segunda dose do município. As pessoas precisam ficar atentas à data anotada na própria carteirinha de vacinação e voltar ao local onde receberam a primeira dose”, explicou.

Segundo a coordenadora do programa de imunização, Adriana Izuka, a Vigilância em Saúde repassou a lista de pessoas faltantes para a Atenção Básica, que entrará em contato para garantir a imunização. “Acreditamos que muito se deve ao descuido, o que sempre existe em campanhas de vacinação. Algumas pessoas podem ter viajado, mudado de cidade e alguns idosos podem estar internados”, comentou.

Em todo o Paraná, 71.857 pessoas não compareceram para a segunda dose, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Mesmo fora do prazo estabelecido, a recomendação é para que todas as pessoas compareçam ao ponto de vacinação para o recebimento da segunda dose.

“Os estudos foram feitos com intervalo de até 28 dias para a Coronavac e 84 dias para a AstraZeneca. Não é possível ainda dizer se a vacinação perderá a eficácia fora do prazo previsto, por isso recomendamos que todos façam a segunda dose”, reiterou Adriana.

Orientação

As segundas doses são aplicadas na sede da Vigilância em Saúde, na Vila Iolanda, e em 19 unidades básicas de saúde. Confira a data de retorno anotada na carteira de vacinação e compareça no mesmo local de aplicação da primeira dose. Neste momento, não é necessário fazer o agendamento prévio, mas a prefeitura estuda a implantação do sistema on-line para facilitar o acesso e evitar aglomeração pessoas.

Primeira Dose

A primeira dose da vacinação contra a covid-19 está suspensa até a chegada de novas doses, ainda sem data definida. Por esse motivo, o sistema de agendamento on-line no site da Prefeitura também está fora do ar.

Assessoria

Sair da versão mobile