Situação das escolas na pandemia pode agravar futuro econômico do país

Segundo estudo do governo, impacto no PIB deve durar 15 anos

Governo do DF suspende aulas para evitar ampliação de casos do novo corona vírus.

Segundo boletim do Ministério da Economia, o fechamento das escolas durante a pandemia da covid-19 pode ter consequências por 15 anos na economia brasileira.

O fechamento das escolas é uma medida necessária para que estudantes evitem o contágio da covid-19. Contudo, o estudo argumenta que o acesso às aulas pela internet – o chamado ensino remoto – amplia as desigualdades sociais.

e acordo com o subsecretário de Política Fiscal da Secretaria de Política Econômica, Erik Figueiredo, as pessoas de renda mais baixa têm problemas para obter um computador, uma conexão de internet com qualidade e ainda um ambiente adequado para estudar em casa,

“Os pobres estão sofrendo mais com esse sistema, pois as escolas particulares estão buscando soluções, adotando ensino remoto, algo hibrido. Entretanto, as escolas públicas não estão no mesmo ritmo. Essa a desigualdade tende a ser agravada”. aponta Figueiredo

O Boletim revela ainda que, quando os estudantes que hoje têm entre 5 e 20 anos, entrarem no mercado de trabalho, eles somarão menos anos de educação escolar. Uma alternativa proposta seria acrescentar mais tempo de estudo depois que a pandemia terminar. Mas, nesse caso, os especialistas relatam que o atraso na entrada dos jovens no mercado de trabalho poderá ser  preocupante, porque até lá, a população que gera riqueza no país vai estar reduzida.

Agência Brasil

Sair da versão mobile