UBS 24h Padre Ítalo completa um ano de funcionamento com mais de 34 mil atendimentos

A partir de segunda-feira (15) a unidade também passa a incorporar atendimento a pacientes sintomáticos de Covid-19

Foto: Assessoria prefeitura

Em março de 2020, a região Sul de Foz do Iguaçu foi contemplada com uma importante conquista: a Unidade Básica de Saúde 24h Padre Ítalo Paternoster, para consultas e procedimentos, além de ser uma unidade referência para atendimentos a casos de dengue. Desde a inauguração, no dia 13 de março, já foram realizados 34.703 atendimentos a pacientes que residem na região do Porto Meira e bairros próximos.

O serviço 24h foi essencial para a região, conforme afirma o gerente da unidade, Giovan Bravo da Silva. Com uma área de abrangência que corresponde a quase 50 mil usuários, a UBS ajudou a desafogar o fluxo de pacientes que procuravam as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) Walter Barbosa e João Samek.

“Foi reduzido em quase 30% do número de pacientes que procuravam as UPAs para os serviços de urgência e emergência. Nos tornamos uma referência tanto para usuários da região sul, quanto como uma retaguarda para pessoas de outras regiões que também nos procuram. Nossas portas estão abertas para sempre atendê-los”, disse Bravo.

O diretor explica que a criação da unidade teve o intuito de criar no município um centro para tratar pacientes com dengue tipo A e tipo B. “Todos os que chegam com suspeita são avaliados com a prova do laço, notificação, coleta de exames e soroterapia”, explica.

A UBS conta com quatro equipes divididas por turno e realiza uma média de 130 atendimentos diários. Ela foi equipada com recepção, duas enfermarias, três consultórios médicos, salas de observação, inalação, medicação e multiuso e leitos de emergência adultos e pediátricos.

Atendimento para covid-19

Além dos serviços de demanda espontânea, a partir de segunda-feira (15) a unidade também vai passar a fazer atendimento com pacientes sintomáticos de covid-19. Será montado um consultório exclusivo para o serviço, com equipamentos de proteção e insumos específicos.

Será feito o atendimento primário e, em caso de teste positivo, o paciente vai ser monitorado pelas equipes durante os dez dias de isolamento, com visitas médicas em caso de agravamento.

A secretária de Saúde, Rosa Jeroymo, elogia o trabalhos dos agentes no trato com os pacientes e exalta a nova missão, tanto da UBS 24h quanto a das demais nove unidades que também irão realizar o novo atendimento.

“Nossos profissionais trabalharam incansavelmente durante esse ano para garantir não só um atendimento digno aos usuários, mas também para sanar dúvidas e auxiliar em diversas demandas. Com esse novo compromisso de atender pacientes de covid-19 no município, eles precisarão de ainda mais apoio da população”, conta.

Assessoria

Sair da versão mobile