COVID: Número de internamentos dobrou em Foz do Iguaçu nos últimos 23 dias

O diretor do Hospital Municipal, Sérgio Fabris, informou que além do aumento das internações, também está sendo observado a diminuição da faixa etária desses pacientes em estado grave. "Mais de 50% dos internamentos são abaixo dos 50 anos. Desde dezembro mudou o perfil dos paciente, atingindo os jovens".

Metade dos internado tem menos de 50 anos

O número de pacientes internados com Covid-19 no Hospital Municipal de Foz do Iguaçu Padre Germano Lauck (HMFI), dobrou nos últimos 23 dias. Em 1° de fevereiro, eram 60 pacientes em leitos destinados ao tratamento da Covid-19. Nesta terça-feira (23), o número saltou para 127 pacientes.

O diretor do Hospital Municipal, Sérgio Fabris, informou que além do aumento das internações, também está sendo observado a diminuição da faixa etária desses pacientes em estado grave. “Mais de 50% dos internamentos são abaixo dos 50 anos. Desde dezembro mudou o perfil dos paciente, atingindo os jovens”, disse.

No sábado (20), os 50 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinados á Covid-19 ficaram lotados. Para evitar a falta de atendimento e transferência de pacientes, o Hospital decidiu ampliar a unidade com mais seis leitos.

Na quarta-feira (24) deverá ser inaugurada uma nova ala com mais 11 leitos de UTI, construídos nos últimos 45 dias. Fabris ressaltou que mesmo com o aumento de leitos, existe o problema da falta de profissionais e que será preciso admitir médicos e enfermeiros sem experiência em UTI.

“As pessoas acreditam que estão vivendo em um mundo normal e depois reclamam que está demorando 5 horas para serem atendidos. Enquanto todo mundo foi festar, nós dobramos a carga horária para continuar o atendimento. As pessoas precisam voltar a ter medo do Covid, igual em março do ano passado, as pessoas precisam voltar a se cuidar”.

Na macrorregional oeste, que engloba as regionais de saúde de Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Toledo e Cascavel, 85 pacientes com quadro agravado de Covid-19 aguardam um leito.

Sair da versão mobile