Paraguai começa a vacinar médicos contra a Covid-19 na segunda-feira

Primeiro lote com 4 mil vacinas vindas da Rússia chegam ao país nesta quinta-feira.

Imagem: AFP

As primeiras doses da vacina contra a Covid-19 chegam ao Paraguai às 17h45 desta quinta-feira (18). O carregamento vindo da Rússia com as 4 mil doses da Sputnik V aterrissam em um avião cargueiro da companhia área Avianca no Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi, na região metropolitana de Assunção. Os imunizantes serão recebidos pelo presidente Mario Abdo Benitez e depois transportados em caminhões refrigerados sob um forte esquema de segurança até o Instituto Nacional de Enfermidades Respiratórias (Ineram).

Durante o voo as vacinas serão transportadas em um contêiner de cerca de 200 quilos, com altura de dois metros. “Estamos preparados. São dois caminhões que já estão instalados à espera, um que vai levar o container e outro de contingência”, explicou Douglas Cubilla, diretor do Aeroporto.

A prioridade desse primeiro lote de vacinas serão os profissionais de saúde do Ineram, que devem começar a ser imunizados na próxima segunda-feira (22). Mais de 32 mil profissionais de saúde de todo o Paraguai foram registrados para serem vacinados.

A diretora das Regiões Sanitárias do Ministério da Saúde, Doris Roig, informou que estão utilizando dois critérios de seleção para a aplicação da vacina, como a idade e maior exposição ao vírus.

Depois do departamento Central, da capital Assunção, as vacinas serão destinadas a Cidade do Leste, ponto epidemiológico sempre preocupante e depois a cidade de Encarnación, onde o há um aumento no contágio e de pacientes com urgência respiratória.

Sair da versão mobile