Com 100% dos leitos ocupados no Hospital Municipal, Chico busca alternativas

Prefeito de Foz se reuniu com prefeitos do Consórcio Intermunicipal de Saúde Iguaçu e cobrou abertura de novos leitos na região.

Imagem ilustrativa/Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Na tarde desta quarta-feira (10), o prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, solicitou uma reunião com os prefeitos integrantes do CISI – Consórcio Intermunicipal de Saúde Iguaçu, que reúne sete municípios da região.

Liderados pelo seu presidente e também prefeito de Missal, Adilto Ferrari, os municípios atenderam o chamamento e ouviram claramente de Chico Brasileiro, que “é necessário buscar soluções para resolver um problema que tende a se agravar ainda mais”.

A ocupação de 100% dos leitos de UTI do Hospital Municipal Germano Lauck, coloca em risco o atendimento à população regional que vive o agravamento de crise sanitária provocada pelo novo coronavirus. O prefeito iguaçuense demonstrou preocupação e convocou os prefeitos integrantes do CISI para um reforço político no sentido de encontrar uma solução que amenize essa situação.

Para o prefeito de Missal, e também presidente do CISI, Adilto Ferrari, os municípios podem contribuir na busca de uma solução junto aos órgãos a nível Estadual e Federal. No entanto, afirma que recursos, tanto por parte do CISI como dos municípios, não tem de onde tirar:

É importante salientar que no Hospital Municipal são 50 leitos exclusivos para Covid-19 com atendimento 100% para o Sistema Único de Saúde (SUS) e, além de Foz, o Hospital recebe pacientes oriundos da 9ª Regional de Saúde. No boletim emitido pela Secretaria Municipal inclui mais 45 leitos do Hospital Costa Cavalcanti, que atende a Rede Privada, porém reserva alguns leitos para o SUS. O Hospital mantido pela Itaipu também contrata leitos no Hospital Madre de Dio, de São Miguel do Iguaçu.

Sair da versão mobile