Brasileiros foram impedidos de viajar pelo Paraguai durante operação “Intra Frontera”

Fiscalização aleatória teve objetivo de fiscalizar o cumprimento das medidas sanitárias de quem entra no país para seguir viagem a outras regiões.

A Diretoria Geral de Migrações do Paraguai realizou de 22 a 27 de janeiro a operação ‘intra frontera‘ com fiscalizações aleatórias na aduana da Ponte Internacional da Amizade, por Cidade do Leste. O objetivo foi verificar o cumprimento da exigências migratórias e sanitárias para a entrada no país de paraguaio, estrangeiros radicados e turistas.

Ao todo foram abordadas 3.547 pessoas, em 297 veículos particulares, 46 ônibus e 66 táxis, além de pedestres. Deste, 49% entraram através do Regime de Trânsito Vecinal Fronteiriço e 51% deveriam realizar o registro de entrada no país, com apresentação dos requerimentos sanitários aos fiscais da Vigilância em Saúde.

Das pessoas abordadas, 20 estrangeiros não residentes foram impedidos de entrar no país por contar com os documentos sanitários estipulados para viagem. Durante a ação, uma família se negou a ser fiscalizada e agrediu verbalmente os funcionários. Militares responsáveis pelo controle na aduana foram chamados para realizar a fiscalização ao grupo.

“Continuamos trabalhando permanentemente e com os recursos disponíveis para reforçar a presença institucional em uma das fronteiras mais complicas, pela dinâmica e particularidade do trânsito migratório da região. Em paralelo, continuamos instigando para que os viajantes que cumpram o protocolo sanitário”, disse a diretora-geral de Migrações do Paraguai, Ángeles Arriola.

Sair da versão mobile