Bolsonaro prevê encontro do Mercosul em Foz do Iguaçu no mês de março

Deverão estar em Foz, além de Bolsonaro, os presidentes da Argentina, Paraguai e Uruguai onde discutirão formas de renovar o bloco. 

Foto: Reprodução/CNN

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta quarta-feira (3) que pretende se reunir com os presidentes dos outros países-membros do Mercosul – Argentina, Paraguai e Uruguai – em março para discutir formas de renovar o bloco.  A reunião, se confirmada, deve acontecer em Foz do Iguaçu.

“Essa reunião com os quatro presidentes do Mercosul, possivelmente para o final de março, terá uma parte formal para discutirmos questões internas nossas e do mundo todo”, disse Bolsonaro, ao lado do presidente do Uruguai, Luis Alberto Lacalle Pou.

“Da minha parte, [continuo] seguindo a orientação do [chanceler brasileiro] Ernesto Araújo, que tem feito um brilhante trabalho de relações públicas com o mundo todo, como fez na pandemia com a China e a Índia”, completou o presidente brasileiro.

O próprio Araújo falou brevemente sobre o encontro e disse que o objetivo é, por ocasião do aniversário de 30 anos do bloco regional, ver o que pode ser feito para “dinamizar ainda mais o Mercosul”.

Já Lacalle Pou destacou que é preciso criar mecanismos para que que os países-membro do bloco possam avançar sem, necessariamente, afetar sua associação.

Ele disse também que conversará com o presidente da Argentina, Alberto Fernández, para que os três países façam um estudo prévio sobre o uso do Rio Uruguai para Transporte hidroviário.

“A possibilidade de avançar na hidrovia do Rio Uruguai poderia tanto beneficiar o Uruguai, quanto a Argentina e o sul do Brasil”, disse.

Fonte: CNN

Sair da versão mobile