Emoção marca início da vacinação contra Covid-19 em Foz

“Estava tão entusiasmada, esperando por tanto tempo essa vacina, foi muito emocionante” diz enfermeira primeira a ser vacinada.

Emoção marcou o início da vacinação contra a Covid-19 em Foz do Iguaçu. A enfermeira Karin Aline Zilli, 44 anos, que atua no Hospital Municipal na linha de frente do enfrentamento à Covid-19 desde o início da pandemia foi a primeira vacinada em Foz. Ela coordena a Enfermaria na UTI Covid e na UTI Geral.

Karin disse à Rádio Cultura que ficou muito empolgada com a vacina. “Estava tão entusiasmada, esperando por tanto tempo essa vacina, foi muito emocionante” disse. “Quero agradecer, principalmente todos os cientistas envolvidos no desenvolvimento dessa vacina, agradecer a população, todas as esferas, municipal, estadual e federal, que proporcionaram esse momento” comemorou.

Ela aproveitou a oportunidade para lembrar dos profissionais de saúde que perderam a vida em Foz do Iguaçu. “Infelizmente no nosso hospital tivemos dois técnicos de enfermagem e um médico que perderam a vida no combate ao coronavírus, cuidando das pessoas, então pra nós é um momento decisivo, um marco, onde vamos poder trabalhar com mais segurança, em busca de salvar muito mais vidas” salientou.

Ela aproveitou para reforçar as orientações de segurança. “Continuem se cuidando, continuem fazendo isolamento, continuem usando máscaras, higienizando as mãos, continuem. Chegou a vacina, mas ainda é preciso que a imunização atinja pelo menos 50% da população, para que ai sim possamos retomar a nossa vida” alertou.

Ato simbólico

O ato aconteceu na manhã desta quarta-feira (20) no Hospital Municipal e foi coordenado pela secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo, com participação da diretora da 9ª Regional de Saúde, Iélita Santos.

Também participaram o diretor da unidade hospital, Sérgio Fabriz, a veradora Anice Gazzauoui, o vice-prefeito Delegrado Francisco Sampaio, autoridades e representantes da sociedade civil.

Durante o ato também foram vacinados profissionais da linha de frente do Hospital Ministro Costa Cavalcanti, que é mantido pela Itaipu Binacional e integra a rede de atenção aos pacientes da Covid-19 em Foz do Iguaçu.

O prefeito Chico Brasileiro, que está se recuperando em isolamento domiciliar da infecção por Covid-19, enviou uma mensagem aos iguaçuenses em relação ao início da campanha de vacinação na cidade. “Não poderia deixar de expressar a alegria deste momento”, disse. “É um momento de virada”, afirmou o prefeito. Ele também parabenizou os profissionais de saúde que atuam desde o início da pandemia na linha de frente no enfrentamento ao novo coronavírus.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, enviou uma mensagem aos iguaçuenses e um agradecimento especial aos profissionais que atuam na linha de frente no enfrentamento ao coronavírus. O secretário garantiu ainda que os convênios entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Foz serão renovados, para um trabalho integrado em prol do enfrentamento da Covid-19.

Nesta primeira etapa, Foz do Iguaçu recebeu 3.193 doses do imunizante CoronaVac produzido pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butanta. Ao todo, serão vacinados 1.844 profissionais da linha de frente do enfrentamento à doença, idosos e deficientes albergados, segundo o Programa Nacional de Imunização.

 

Sair da versão mobile