Cascavel discute com Governo do Estado novo modal para o transporte coletivo

Governador Ratinho Junior e Prefeito de Cascavel, além do prefeito de Curitiba, se reuniram com representantes de fabricante chinesa de veículos elétricos com zero emissão. Ideia é buscar novos modais para o transporte coletivo, que incluam veículos mais eficientes, modernos e menos poluentes.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior se reuniu nesta quarta-feira (6), no Palácio Iguaçu, com representantes da empresa chinesa BYD (Build Your Dreams), fabricante de veículos elétricos com zero emissão de poluentes. Em dois encontros simultâneos, com a participação dos prefeitos da Capital, Rafael Greca, e de Cascavel, Leonaldo Paranhos, foram discutidas soluções de mobilidade para a Região Metropolitana de Curitiba e para a cidade do Oeste paranaense.

A proposta do Estado é buscar novos modais para o transporte coletivo, que incluam veículos mais eficientes, modernos e menos poluentes. No Brasil, a BYD iniciou a operação de sistemas de monotrilho e de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) em Salvador, além de contar com projetos em São José dos Campos e em uma das linhas do metrô de São Paulo.

Para a Região Metropolitana de Curitiba, o Governo do Estado desenha junto com os prefeitos das cidades que fazem parte do Sistema Integrado de Transporte Metropolitano a implantação de um modelo de transporte com veículos elétricos, contemplando os municípios que têm os maiores fluxos de passageiros. De acordo com a URBS, em tempos normais, um contingente formado por 1,5 milhão de pessoas se desloca de ônibus diariamente entre a capital e a Grande Curitiba.

“O sistema de transporte de Curitiba ficou reconhecido mundialmente por sua eficiência, mas o modelo já não atende à demanda atual. Queremos construir juntos uma solução para modernizar esse sistema, aproveitando os traçados já existentes para incluir outros modais, como VLT e o monotrilho”, afirmou o governador. “A capital paranaense será uma ótima vitrine para a empresa que trouxer novas alternativas para o transporte público”, ressaltou.

Entre as propostas para a capital está a de aproveitar a estrutura da Linha Verde para modernizar a ligação com cidades como Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Araucária, São José dos Pinhais, Pinhais, Piraquara, Colombo e Campina Grande do Sul.

O governador defende que a adoção de veículos elétricos pode ser uma alternativa mais econômica e ambientalmente sustentável. Ele destacou os esforços do Estado para incentivar o uso de automóveis movidos à energia elétrica, sendo o primeiro a isentar as alíquotas do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros elétricos e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os fabricantes desses veículos.

CASCAVEL

Com o contrato de operação do transporte coletivo previsto para vencer em novembro deste ano, a cidade de Cascavel também busca alternativas mais eficientes e modernas. O município de 330 mil habitantes conta com uma média de 70 mil passageiros fazendo os deslocamentos de ônibus diariamente, com uma frota de cerca de 150 veículos.

PRESENÇAS

Participaram das reuniões o vice-governador Darci Piana; o presidente da BYD Brasil, Tyler Li; o diretor de Negócios da empresa, Alexandre Liu; e o representante da BYD Brasília, Kleber Porciuncula; o chefe da Casa Civil, Guto Silva; os diretores-presidentes da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Gilson Santos; da Cohapar, Jorge Lange; e da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o diretor de Operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremos Sul (BRDE), Wilson Bley Lipski; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o secretário Municipal de Governo, Luiz Fernando Jamur; e o presidente da URBS, Ogeny Neto.

Fonte: AEN

Sair da versão mobile