Porcos-do-mato mantidos em cativeiro ilegal são resgatados em São Miguel do Iguaçu

Conhecidos como cateto, os animais estão classificados como vulneráveis na lista de espécies ameaçadas de extinção no Paraná.

Imagem: Divulgação

Nesta terça-feira (12), a Polícia Militar do Paraná por intermédio do Batalhão Ambiental apreendeu animais silvestres que eram mantidos em cativeiro numa propriedade na Linha Marfim, em São Miguel do Iguaçu. Os Policiais Militares chegaram ao local através de uma denúncia anônima.

Após vistoriar um chiqueiro, foram encontrados em cativeiro dois porcos nativos (pecari tajacu), comumente conhecido por cateto. Estes animais estão classificados como vulneráveis na lista de espécies ameaçadas de extinção, conforme decreto 7264/2010 do Estado do Paraná.

Os catetos desempenham um papel fundamental na dispersão de sementes, na fertilização do solo e na renovação da floresta. Os policiais ambientais fizeram a soltura dos animais silvestres no Parque Nacional do Iguaçu.

Além dos animais silvestres, também foram apreendidas duas espingardas (calibre .22 e .36), 103 munições calibre .22 e vários materiais de recarga, sendo dois  potes de chumbos variados, cinco tubos de chumbo de tamanhos diversos, cinco tubos de pólvora, 103 espoletas, 20 cartuchos vazios calibre .36, e dois cartuchos recarregados calibre .36.

Os materiais apreendidos e o infrator foram encaminhados para a Delegacia de São Miguel do Iguaçu, e a multa ambiental será de R$ 10.000,00.

A Polícia Ambiental do Paraná lembra que realiza o seu trabalho de preservação e cuidado com a natureza. Ainda assim, reforça a importância do apoio no combate aos crimes ambientais e conta com parceria para denúncias através do 181.

Com assessoria

Sair da versão mobile