Região de Foz é única em alerta vermelho para Covid-19 no Paraná

A região também registra a segunda maior taxa óbitos por 100 mil habitantes do estado.

A 9ª regional de saúde, sediada em Foz do Iguaçu, é a única regional em alerta vermelho no boletim da Secretaria Estadual de Saúde. Segundo o Boletim, são 7.145 casos confirmados por 100 mil habitantes, o que corresponde a mais de 50% da média do Paraná. No Paraná, são 4.063 casos confirmados para cada 100 mil habitantes.

Além disso, a regional é segunda no estado com maior número de óbitos a cada 100 mil habitantes. A incidência da região é de 99,2 mortes, ficando atrás apenas da região metropolitana de Curitiba, que registra 102,7 mortes a cada 100 mil pessoas.

Na última sexta-feira, a regional de saúde contabilizava 27.283 casos confirmados. Deste total, 25 mil estavam recuperados. Em toda a região, morreram 391 até a última sexta-feira, 08. Só Foz do Iguaçu registrou até esta segunda-feira, 11, 295 óbitos. A letalidade em Foz é 1,50.

Para a Diretora da 9ª Regional de Saúde, Iélita Santos, a situação é mais preocupante porque os pacientes estão procurando as unidades de saúde já em estado grave. “Isso nos preocupa bastante, os pacientes estão chegando às nossas unidades bem agravados, chegam em condições bem difíceis de se recuperar” salientou.

Vacina

Iélita afirmou que a 9ª regional já está se preparando para o início da vacinação, que deve chegar ao Paraná até o fim do mês e início de fevereiro. “Já estamos trabalhando para acondicionar as vacinas, já temos treinamento com os profissionais que irão aplicar a vacina”. A planejamento prevê a vacinação inicial de profissionais de saúde e grupos de risco, incluindo idosos e indígenas.

Para acessar o boletim estadual completo clique aqui.

Sair da versão mobile