Cibele Munhoz Amato é a primeira mulher a chefiar o Parque Nacional do Iguaçu

Servidora foi nomeada no Diário Oficial da União na sexta-feira, 11. Desde 1939, quando o parque foi fundado, apenas homens tinham dirigido a instituição.

Foto: Marcos Labanca/Comtur

Pela primeira vez, em 81 anos, o Parque Nacional do Iguaçu terá como chefe uma mulher. Cibele Munhoz Amato, servidora pública de carreira, foi nomeada na sexta-feira, 11, em publicação no Diário Oficial da União, e vai substituir Ivan Baptiston, que chefiava o parque desde abril de 2015. Desde 1939, quando o parque foi fundado, apenas homens tinham dirigido a instituição.

Cibele tem Mestrado em Ecologia e Conservação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e já atuou como gestora do Parque Nacional de Superagui e da Floresta Nacional de Açungui. Atualmente a servidora atuava como gestora de Uso Público do Parque Nacional Iguaçu.

Entre os novos desafios de Cibele estão o de manter o Parque como referência mundial na conservação para manter o status de Patrimônio Natural da Humanidade (UNESCO, 1985). Além disso a servidora e equipe devem preparar o Parque para os próximos em uma modelagem para receber os visitantes das Cataratas do Iguaçu.

O Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), órgão federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e responsável pela gestão das Unidades de Conservação do Brasil.

Fonte: IguassuNewsTur

Sair da versão mobile