Unioeste Foz conta com bloco exclusivo para cursos de pós-graduação

A pós-graduação da Unioeste Foz do Iguaçu completou dez anos em 2020. Atualmente são cinco cursos de mestrado e um de doutorado.

O diretor do campus Foz do Iguaçu, professor Fernando José Martins, destacou os desafios para que o bloco pudesse ser concluído. A construção iniciou em 2014 e por problemas com as empresas contratadas a obra foi finalizada em 2019. Ele destacou os avanços que a pós-graduação trouxe a região, como a implantação do primeiro curso de mestrado presencial em 2010 e três anos depois, do primeiro doutorado, além de recentemente ter lançado o primeiro edital de mestrado e doutorado da Unioeste com 30% das vagas destinadas para cotas.

“Esse espaço vai oportunizar muito desenvolvimento e eu acredito que o investimento em ciência e tecnologia em pós-graduação, não é um investimento só na Universidade, só na construção da ciência ou em produção de conhecimento com teses e dissertações, ele é um investimento social. É aqui que nós estamos brigando contra a covid-19, é aqui que nós estamos produzindo tecnologia, formando profissionais para entender a fronteira, atuando nas frentes de batalha nesse momento da pandemia. Ela atua na ponta do desenvolvimento local, regional, que aqui é internacional, produzindo recursos humanos para as empresas, para o mercado de trabalho. Investir na pós-graduação é tudo isso e muito mais. Uma fábrica de desenvolvimento humano social”. comenta Fernando.

O reitor da Unioeste, professor Alexandre Webber deu ênfase a importância das instituições de ensino públicas especialmente da Unioeste e das regiões que ela abrange. “A universidade pública ela não só forma, ela transforma. E a Unioeste tem esse papel fundamental de transformação na sociedade. E nós vamos batalhar muito e continuar juntos, todos os campi da Unioeste porque ela é uma universidade que está espalhada em cinco cidades, mas é uma universidade única e tem esse papel fantástico de transformação regional, não só do Oeste como do Sudoeste do Paraná. Parabéns e que cada vez mais a pós-graduação tenha esse papel fantástico de formação de professores, de transformação da sociedade, da pesquisa, que cada vez ela avance mais. A nossa universidade é extremamente jovem, mas extremamente capaz e competente.

O valor financeiro investido na construção foi de aproximadamente R$535.000,00. A verba foi destinada a Unioeste através de emenda parlamentar do deputado federal Fernando Lucio Giacobo, que parabenizou a Unioeste pela inauguração do bloco e destacou a importância de valorizar a educação no Brasil. “Apoiar a educação do nosso país é de extrema importância e é fundamental para que a gente transforme realmente esse país num país de primeiro mundo, um país que realmente olhe mais para frente e pare de olhar para trás”.

A cerimônia foi restrita obedecendo aos critérios de distanciamento impostos pela pandemia. O evento contou com transmissão ao vivo pelo YouTube da Unioeste Foz Do Iguaçu e a gravação pode ser acessada através o link https://youtu.be/OvhT1J5o7Wo.

Estiveram presentes também na inauguração a veradora Anice Gazzoui, representando o presidente da Câmara Municipal De Vereadores De Foz Do Iguacu; Elias Joao Dandolini representando Associação Comercial E Industrial De Foz Do Iguacu (Acifi); prof. Elídio De Carvalho Lobão representando o Centro De Engenharias E Ciencias Exatas (Cece); professora Tamara Cardoso André coordenadora do Curso De Pedagogia representando o Centro De Educacao E Letras (Cels); professor Roberto Caetano Lotero coordenador do Programa De Pós-Graduação – Engenharia Elétrica E Computação Nível Mestrado; professor Reginaldo Aparecido Zara, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino Nível Mestrado.

Pós-graduação em Foz do Iguaçu

A pós-graduação da Unioeste Foz do Iguaçu completou dez anos em 2020. Atualmente são cinco cursos de mestrado e um de doutorado: Mestrado em Engenharia Elétrica e Computação, Mestrado em Ensino, Mestrado em Saúde Pública em Região de Fronteira, Mestrado e Doutorado em Sociedade, Cultura e Fronteiras, Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade.

Além da novidade das novas salas, o programa de pós-graduação em Sociedade, Cultura e Fronteiras, níveis de Mestrado e Doutorado, lançou neste ano o primeiro edital da Unioeste com 30% das vagas destinadas para cotas.

Assessoria

Sair da versão mobile