Solitário dia da Padroeira do Paraguai

Missa em homenagem a Virgem de Caacupe aconteceu pela primeira vez sem público na praça da Basílica.

Foto: Jorge Jara, La Nación (PY)

O bispo Dom Ricardo Valenzuela, da Diocese de Caacupe, começou o dia de Imaculada Concepção caminhando solitário em procissão até a Basílica de Caacupe, nesta manhã de terça-feira (8).

Tradicionalmente o dia da padroeira paraguaia leva milhares de pessoas até a cidade de Caacupe, mas este ano, o evento precisou ser proibido para evitar a proliferação do novo coronavírus.

Cercada por policiais, a praça da basílica amanheceu vazia pela primeira vez em um 8 de dezembro. Alguns ambulantes estavam no local vendendo artigos religiosos e a tradicional chipa.

Logo em seguida Dom Valenzuela iniciou a missa, desta vez acompanhada pelos fiéis através da televisão e internet, com um apelo contra o aborto, pobreza, injustiça e depredação dos bosques. O bispo também pediu pela saúde da população e a luta contra a corrupção.

Em Assunção, a imagem da Virgem de Caacupe saiu ás 8 horas da Catedral de Assunção em carreata pelas ruas da capital, acompanhada por fiéis. A imagem ainda sobrevoará a cidade de helicóptero e ao meio dia retorna para a capital da fé paraguaia, Caacupe, à 53 quilômetros.

Sair da versão mobile