Covid: com 93% dos leitos ocupados, prefeitura de Foz deve anunciar novas medidas de enfrentamento

Prefeito em exercício, Nilton Bobato, diz que prefeitura anunciará medidas mais duras nesta segunda-feira, 30.

Foto: Assessoria/Imagem Ilustrativa

A ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19 em Foz do Iguaçu atingiu quase 93% neste domingo, 29. De acordo com o Boletim Epidemiológico, 88 leitos estão ocupados, de um total disponível de 95, o que corresponde a uma taxa de 92,63%. Os leitos de enfermaria estão com taxa de ocupação de 82,43% com 61 ocupados de um total de 74.

Segundo o vice-prefeito Nilton Bobato, neste fim de semana o sistema de saúde de Foz esteve próximo ao colapso e chegou a passar de 94% de ocupação dos leitos de UTI. “E neste final de semana nos aproximamos do colapso, passamos dos 94% de ocupação dos leitos de UTI do Municipal e do Costa, tivemos que transferir pacientes para um hospital privado em São Miguel do Iguaçu” disse.

Bobato ressalta que a constituição de leitos na cidade está no limite que o sistema possa suportar. “Toda a fiscalização da prefeitura está nas ruas, a Guarda Municipal está nas ruas, a PM está nas ruas, às equipes de orientação estão nas ruas, mas os casos só aumentam” lamentou o vice-prefeito.

Nilton Bobato assume a prefeitura a partir desta segunda-feira, 30, após saída de Chico Brasileiro para descanso e, segundo o vice-prefeito, a prefeitura irá anunciar novas medidas de enfrentamento à Covid-19. “Vamos ter que tomar medidas mais duras. Impossível continuar desta forma. Amanhã anunciaremos” concluiu.

Leia a postagem completa do vice-prefeito no facebook:

Não há mais alternativas: ou mudamos o comportamento com a Covid ou a Saúde vai colapsar
Para salvar o final de ano, as férias, é preciso não colapsar o nosso sistema de saúde. E neste final de semana nos aproximamos do colapso, passamos dos 94% de ocupação dos leitos de UTI do Municipal e do Costa, tivemos que transferir pacientes para um hospital privado em São Miguel do Iguaçu.
Nós constituímos leitos no limite do que o sistema pode suportar.
E um monte de gente achando que a proibição de festas e bailes é um problema político.
Toda a fiscalização da prefeitura está nas ruas, a guarda municipal está nas ruas, a PM está nas ruas, as equipes de orientação está nas ruas, mas os casos só aumentam.
Neste domingo 241 casos. Nesta semana 10 mortes.
Não há fiscalização possível para a cidade inteira, para tanta gente irresponsável.
Vamos ter que tomar medidas mais duras. Impossível continuar desta forma. Amanhã anunciaremos.

Para acessar a publicação de Bobato no face clique aqui.

 

Sair da versão mobile