Pandemia pode ter antecipado fim do ciclo dos sacoleiros em Ciudad del Este

De acordo com reportagem da Revista Veja, enquanto Foz do Iguaçu vive uma grande expectativa de investimentos, Ciudad del Este está no escuro.

Sacoleiros na Ponte da Amizade (Foto: Reprodução/Internet)

A revista Veja publica na sua próxima edição, que será lançada na quarta-feira, 04, uma reportagem que debate o futuro dos “famosos” sacoleiros em Ciudad del Este. Segundo a reportagem, escrita pela jornalista iguaçuense Denise Paro e ilustrada pelo jornalista/fotógrafo, também de Foz, Christian Rizzi, a pandemia pode ter antecipado o fim do ciclo desta categoria, que saia de outras cidades do Brasil, principalmente de São Paulo, para fazer compras de produtos estrangeiros no Paraguai com intenção de revender em camelôs.

De acordo com a matéria, “inúmeros fatores mostram que Ciudad del Este pode perder o gigantismo que a levou a ser um dos principais destinos de brasileiros em compras no exterior até a década de 90”. Entre eles são apontados a intensificação da fiscalização, o dólar alto, maior oferta de produtos estrangeiros chegando direto em São Paulo e a lei que permitiu a abertura de Free Shops no Brasil.

Diante de todos os fatores destacados, a reportagem salienta que a pandemia do novo coronavírus “pode ter representado o golpe de misericórdia em um negócio que já apresentava sinais avançados de decadência”. Para as fontes ouvidas na matéria, enquanto Foz do Iguaçu vive uma grande expectativa de investimentos nos próximos anos, principalmente pela possibilidade de implantação dos Free Shops, Ciudad del Este está no escuro.

Para ler a reportagem na versão online da Revista Veja, clique aqui.

Sair da versão mobile