Candidatas já podem baixar cartilha de segurança nas redes sociais

O guia, com dicas para as eleições, foi lançado pelo TSE e o Instagram

Em tempos de redes sociais, as campanhas eleitorais ganharam uma outra dimensão. E para proteger candidatas de agressões virtuais, uma Guia de Segurança do Instagram para Mulheres na Política, lançado pelo TSE – o Tribunal Superior Eleitoral – em parceria com o Instagram, oferece algumas dicas para as eleições deste ano.

A publicação apresenta informações para manter a segurança da página de mulheres candidatas contra ações de hackers, restrição de usuários e denúncias dos ataques à plataforma. Também dá dicas propositivas, de como usar cada ferramenta da rede social para fazer a diferença entre os eleitores.

A partir desta sexta-feira, 30 de outubro, esse guia já poderá ser baixado nas páginas do programa Participa Mulher, da Justiça Eleitoral, e da Central do Candidato Eleições Municipais 2020 Brasil, no Facebook.

Segundo Natália Paiva, responsável pela área de Políticas Públicas do Instagram na América Latina, as mulheres, principalmente negras, sofrem muito mais ataques virtuais do que homens durante a campanha eleitoral.

A cartilha foi lançada nessa quarta-feira (28), numa transmissão ao vivo, mediada pelo presidente do TSE, ministro Luis Roberto Barroso. Durante a live, o ministro Barroso destacou que a importância da participação feminina na política vai além da paridade entre homens e mulheres.

Segundo a Organização das Nações Unidas, entre 193 países, o Brasil ocupa a posição de número 140 no ranking de representação feminina em cargos públicos eletivos.

Segundo estudo sobre a participação de mulheres na política do Instituto Alziras, 55% das prefeitas possuem secretariado composto por mais de 40% de mulheres. Mas, nas câmaras de vereadores apenas 8% têm mulheres em sua composição.

Em 2020, dados do TSE apontam que mulheres representam 33,5% das candidaturas, pouco acima do exigido pela Lei Eleitoral.

Agência Brasil

Sair da versão mobile