Prefeito Chico Brasileiro está em Curitiba definindo plano de reabertura da Ponte da Amizade

Ponte reabre às 5h da manhã desta quinta-feira, 15. Na primeira fase, que permanecerá por 15 dias, a abertura será das 5h às 14h e somente veículos poderão cruzar a fronteira.

O prefeito Chico Brasileiro se reuniu com o Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, para estabelecer o plano de contingência para a reabertura da Ponte da Amizade. Segundo o prefeito, é necessário estabelecer o protocolo de atendimento de saúde, pois a reabertura da Ponte terá um impacto forte no sistema de saúde. A decisão de reabertura é do Governo Federal, mas os protocolos de segurança sanitária está sendo construído em parceria entre os Governos Federal, Estadual e Municipal.

“Nós somos favoráveis a reabertura, porém temos a preocupação de dar proteção e assistência de saúde às pessoas. Nós sabemos que essa abertura terá um impacto muito forte da saúde em nossa fronteira. Por isso estamos aqui com o secretário de saúde traçando uma estratégia para o enfrentamento dessa situação

O Secretário confirmou que já se reuniu com o Ministério de Saúde para tratar do protocolo e que uma nova reunião será realizada nesta quarta, para o ajuste final. “Estamos fazendo um trabalho de aproximação em saúde, e possivelmente na tarde desta quarta-feira, 14, teremos uma nova reunião com o Secretário Executivo, Coronel Elcio Franco. Vamos fazer um trabalho de aproximação principalmente sobre essa questão, da reabertura da Ponte da Amizade,  tanto do lado paraguaio quanto do lado brasileiro” disse ele.

No Paraguai, uma reunião aconteceu na manhã desta quarta-feira, 14. Na ocasião a Diretora de Migração, Angeles Arriola, confirmou que o protocolo divulgado na segunda-feira, 12, é oficial e que foi acordado com autoridades brasileiras. A Ponte irá reabrir nesta quinta-feira, 15, às 5h da manhã e ficará aberta até as 14h. Nesta primeira etapa, que permanecerá por um período de 15 dias, apenas veículos poderão cruzar a fronteira.

Sair da versão mobile