A pé, de bicicleta e a cavalo: fieis não se abatem com pandemia e mantém tradição em Itaipulândia

Neste ano não foi realizada a tradicional celebração em homenagem a Padroeira do Brasil, mas grande número de fieis buscou a imagem da Santa para professar a fé.

A manhã desta segunda-feira, 12, o caminho para o monumento em honra a Nossa Senhora Aparecida, em Itaipulândia foi movimentado. Os fieis, movidos pela fé, não se abateram com a pandemia e seguiram em direção à imagem para realizarem suas orações. Os meios para chegar ao local foram os mais diversos, incluindo bicicleta, a cavalo, e também a pé. Os protocolos de segurança sanitária foram seguidos.

Devido a pandemia, a tradicional celebração em homenagem a Padroeira do Brasil, não foi realizada. Mesmo assim, os fieis foram em grande número. O tempo nesta segunda-feira também contribuiu com os devotos, que puderam aproveitar um belo dia.

Já no domingo, véspera de feriado, os devotos a Nossa Senhora Aparecida pegaram estrada a pé. Muita gente de Medianeira, São Miguel do Iguaçu e até mesmo Foz do Iguaçu.

Stefani Welter é moradora de São Miguel. Ela, a avó e a prima sairam as 14h de hoje (11/10) de São Miguel com destino a santa na cidade de Itaipulândia. Chegaram no Balneário Ipiranga por volta das 15:45 e pretendem chegar antes de escurecer na santa. Católica, está pagando uma promessa.

As restrições não impediram muitas pessoas de visitarem o santuário para pedir e agradecer. Com parentes em Foz do Iguaçu e Itaipulândia, advogada Adriana Fernanda Cardin, veio de Londrina, para agradecer a recuperação de seu pai.

De Matelândia, Adriano Fernandes da Luz, também foi para agradecer e apresentar o santuário para os parentes de Chapecó –SC.

Pela primeira vez visitando o local, o motorista rodoviário, Valdomiro Padilha, trouxe toda a família de Santa Terezinha de Itaipu e aproveitou para fazer um pedido especial cheio de fé.

Durante todo o trajeto, várias tendas de apoio aos devotos. Contendo água, frutas e alimentos, a intenção é dar suporte físico para quem participa da caminhada. Até o dia de amanhã, feriado nacional, milhares de pessoas ainda devem passar pela PR 497.

Segundo a organização do evento, em 2019 a imagem da Santa em Itaipulândia recebeu mais de 50 mil peregrinos. Esse ano isso não será possível devido à pandemia.

Mas, neste sábado (10), incluindo domingo (11) e segunda-feira (12), haverá benção especial aos peregrinos e Oração do Terço durante todo o dia na Imagem. O Padre Ademar Oliveira Lins, explica como serão feitas as celebrações.

Sair da versão mobile