Fake: Vídeo onde prefeito diz ser contra a reabertura da Ponte da Amizade está descontextualizado

Vídeo de entrevista concedida à Rádio Cultura no dia 23 de setembro circula com legenda vinculada a presença de Bolsonaro em Foz do Iguaçu. No entanto, entrevista foi anterior a confirmação brasileira sobre reabertura da ponte.

Um vídeo onde o prefeito de Foz do Iguaçu diz à Rádio Cultura que é contra a reabertura da Ponte da Amizade está circulando fora de contexto. A legenda de chamada do vídeo nas redes sociais, afirma que o prefeito emitiu a opinião após o presidente Jair Bolsonaro confirmar a reabertura da Ponte. Porém, isso não é verdade.

A entrevista foi concedida pelo prefeito no dia 23 de setembro. Até aquele momento, o governo brasileiro não havia se pronunciado sobre a reabertura da ponte. O prefeito comentava o anúncio feito pelo Paraguai que a ponte seria reaberta no dia 29 de setembro, o que não ocorreu. Até aquele momento não havia sido anunciado nenhum tipo de protocolo de segurança sanitária.

O presidente Jair Bolsonaro só manifestou a possibilidade de reabertura de fronteira no dia 26 de setembro, portanto, três dias após a entrevista do prefeito. A confirmação da data ocorreu na última quinta-feira, 08.

Antes da posição do prefeito, exposta no dia 23 de setembro, a Rádio Cultura havia entrevistado o Promotor Público Marcelo Mafra que disse ser necessário estabelecer um protocolo rígido de segurança sanitária para evitar um colapso na saúde de Foz. Quando questionado sobre a afirmação do promotor, o prefeito confirmou que, sem o protocolo, também era contra a reabertura. Ouça a resposta completa:

Sair da versão mobile