Trabalhadores de CDE serão os primeiros a receber a última parcela do auxílio emergencial paraguaio

No Alto Paraná 107 mil pessoas são beneficiadas pelo auxílio Pytyvõ, a maioria trabalhadores informais de Cidade do Leste. Ao todo, 800 mil paraguaios receberam parcelas em todo o país.

O Ministério da Economia do Paraguai informou que inicia na quinta-feira (8) o pagamento da última parcela da segunda remessa do auxílio emergencial – Pytyvõ 2.0 – começando pelas cidades fronteiriças do departamento de Alto Paraná.

“Este seria o último pagamento, sendo que um terceiro dependeria da aprovação do Congresso, disse a diretora do Ministério, Carmen Marín, enquanto explicava o empréstimo planteado pelo governo junto ao legislativo, como parte do plano de recuperação econômica, que incluiria uma terceira e quarta parcela do auxílio.

No Alto Paraná 107 mil pessoas são beneficiadas pelo auxílio, a maioria trabalhadores informais de Cidade do Leste. Ao todo, 800 mil paraguaios receberam parcelas do Pytyvõ em todo o país.

Cada cidadão beneficiado tem direito a receber 500 guaranis, cerca de R$ 423.

O anúncio da última parcela do auxílio pago a trabalhadores que estão impedidos de trabalhar desde início da pandemia, em março, acontece em meio a negociações entre os governos brasileiro e paraguaio para reabertura da fronteira entre Foz do Iguaçu e Cidade do Leste, como forma de reativação comercial da região. A estimativa é que 60 mil paraguaios tenham perdido o emprego ou tiveram o contrato suspenso apenas em Cidade do Leste.

Sair da versão mobile