Veja os principais pontos da entrevista com o candidato Nelton Friedrich (PDT)

A Rádio Cultura ouviu nesta quinta-feira, 24, o candidato a prefeito pelo PDT, Nelton Friederich. O candidato foi o terceiro da série de entrevistas que está sendo promovida pela Rádio Cultura. A ordem foi definida por sorteio.

Motivos da candidatura

Segundo Fridrich, a candidatura ocorre pelo desejo de contribuir com Foz do Iguaçu. Ele ressalta que são14 anos atuando na Itaipu, além de experiência de 40 anos de vida pública. De acordo com o candidato, parte desse período sem mandato. “Tenho a oferecer experiência, ousadia criatividade, dá pra fazer muita coisa, mesmo com a crise” disse,  além de afirmar que é ficha limpa.

Governabilidade

Questionado sobre a coligação ter poucos partidos e se isso pode trazer dificuldades no relacionamento com a Câmara, o candidato disse que há mecanismos para relacionamento de democracia direta. Ele diz que, caso eleito, grandes questões de Foz serão discutidas com a sociedade, não só com a câmara. “Estamos vivendo outra democracia, democracia direta e representativa, é possível trabalhar com a sociedade e garantir que o prefeito não fique preso as decisões da câmara” salientou.

Educação

Sobre a educação, o candidato defendeu que é necessário modernizar os métodos de ensino. Segundo ele, é preciso disponibilizar equipamentos tecnológicos. “Por que não conseguimos fazer educação a distância, falta equipamento, tem alunos que não tem nem computador em casa, uma cidade como foz do Iguaçu, não ter condição de proporcionar acesso a internet?” argumentou.

O candidato afirmou que a disponibilização de novas tecnologias será tratado com prioridade máxima no eventual governo. “Por que Foz ainda não tem bairros com internet livre?” questionou. Ele também criticou também a falta de vagas para creche em Foz do Iguaçu. Além disso, o candidato defendeu que a Educação precisa ser pensada por todos, e propõe uma integração e parceira com as universidades de Foz para criação de projetos integrados, além da ampliação das escolas.

Presença em Bairros

Nelton Friederich disse que é necessário criar pontos nos grandes bairros da cidade para ouvir a população para criar projetos de desenvolvimentos. Ele argumenta que é possível a instalação de toten, com um funcionário da prefeitura que fique em horários determinados para ouvir os cidadãos.

Centro Cívico

O candidato diz que a construção de uma sede para o paço municipal. Segundo ele, a proposta é criar uma ‘casa própria’ par aa prefeitura com arquitetura atrativa que possa ser transformada em ponto turístico. “Quanto estão gastando de aluguel? É impossível ter uma gestão com tantos departamentos e dispersos um do outro” afirmou.

Saúde

O candidato argumentou que a saúde em Foz necessita de dois itens principais: gestão e integração. “É necessário dar um banho de gestão na saúde de Foz e segundo tem que ter um planejamento integral e integrado” destacou.

Friedrich também propõe atenção na saúde preventiva. “Mais do que qualquer outro momento da história é compreender que é preciso tratar a saúde e não só a doença. Tem que ter uma ação consistente, obrigatória em termos da doença, mas temos que prevenir para não ficar doente” ressaltou.

Mobilidade Urbana

Nelton diz que o sistema viário de Foz do Iguaçu precisa de um choque de realidade. “É um sistema arcaico, ele tá vencido, tem muita coisa que foi projetado na década de 80, e tá funcionando ainda” frisou. Também criticou o Transporte Coletivo de Foz. “Tem um contrato de transporte coletivo que está viciado, que não está sendo cumprido e fica por isso mesmo” lamentou.

Como proposta, ele apresenta a possibilidade de incluir novos modais de transporte. “É preciso que esses outros modais estejam presentes” disse citando ciclovias como exemplo. “Mas precisamos de conexão entre os bairros, além de que esses novos modais também implicam outra coisa, quantos espaços tem para andar, para exercícios físicos, praticamente tem só a Avenida Paraná, mas e os bairros?” questionou.

Ainda como exemplo de novos modais de transporte que precisam ser implantados na cidade, o candidato citou ônibus elétricos.

Energias renováveis

O candidato defendeu que a cidade precisa investir em energias renováveis, como energia solar, biogás, entre outras. Nelton Friederich defendeu a necessidade de parcerias público/privada para garantir que órgãos públicos, como creches por exemplo, para a instalação de equipamentos para captação de energia solar.

Economia

Friedrich salienta que o Turismo é o carro chefe da economia local. Porém, defende o investimento para diversificação econômica da cidade. “É necessário ter um projeto municipal de desenvolvimento integrado e sustentável” afirmou.

A proposta é incentivar a produção local. “Temos que fazer uma leitura de todos os talentos que temos em Foz, das possibilidades de insumos que nós temos em Foz, e eu incluo insumos da inteligência de Foz, que não é pequena, é grande, e fazer com que nós possamos gerar outro tipo de desenvolvimento muito mais amplo” propôs.

Assista a entrevista completa:

 

Mais informações em breve

Sair da versão mobile