Pesquisa estima que 45 mil moradores de CDE já foram contaminados pela Covid

Levantamento também apontou uma perda de 21% das vagas de trabalho na cidade da fronteira paraguaia.

Uma pesquisa realizada pela prefeitura de Cidade do Leste na quarta-feira (19) passada, estima que 15% da população da cidade já tenham sido infectados pelo novo coronavírus.

A informação foi repassada pelo diretor-geral da prefeitura de Cidade do Leste, Daniel Pereira Mujica e o prefeito Miguel Prieto, durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira, onde mostrou um estudo sobre o impacto sanitário e econômico da Covid-19 em Cidade do Leste.

A pesquisa mostra que 45.347 moradores de Cidade do Leste contraíram a Covid-19, deste, 25.019 se recuperaram e 20.328 seguem ativos. O levantamento foi realizado em 1.150 residências e tem um índice de confiança de 98%, afirmou o diretor do município paraguaio.

A estimativa vai muito além dos registros divulgados pelo Ministério da Saúde do Paraguai, onde aparecem 916 casos ativos de Covid-19 na cidade atualmente.

Ainda de acordo com Pereira, do total de infectados, 18.139 não realizaram uma consulta médica, enquanto 27.218 procuraram atendimento em farmácias, laboratórios privados e hospitais públicos, podendo apontar uma sub-notificação de casos.

A pesquisa estima ainda, que o número de mortes por Covid-19 no Departamento de Alto Paraná chegue aos 200, mais que o dobro divulgado pelo Ministério da Saúde, atualmente em 90.

Economia

O pesquisa mostrou ainda o impacto da pandemia na economia de Cidade do Leste. Segundo o levantamento, 21% das vagas de trabalho foram perdidas, o que representa 46 mil trabalhadores, resultando em uma perda de US$ 29 milhões em salários, em média, 678 mil guaranis (R$ 570) por habitante.

Fonte: ABC Color

Sair da versão mobile