O que é um site?

Empresas antigamente precisavam obrigatoriamente ter um espaço físico dedicado para isto, mas o mundo mudou e a internet possibilitou empreendimentos crescerem e multiplicarem de maneira virtual; Leia a Coluna Tech, de Jefferson Maran, nesta sexta-feira, 21

Reprodução/Internet

Buenas pessoal, vamos conversar hoje sobre o que é o tal do site, sítio na web ou até webapps como tem sido nomeado pela galerinha mais nova, vem cmg! 

Um site, nada mais é, que o seu espaço na web, empresas antigamente precisavam obrigatoriamente ter um espaço físico dedicado para isto, mas o mundo mudou e a internet possibilitou empreendimentos crescerem e multiplicarem de maneira virtual, vejam o facebook ou whatsapp como exemplo deste cenário. 

Um site é composto por textos, imagens e diagramação que facilitem e ajudem o seu público virtual a confiar e contratar seu produto ou serviço, o que realmente nos faz pensar e apreciar seus detalhes, já que quem utiliza essa informações são os seus clientes, afinal todo mundo já buscou algo na internet via google e encontrou um link, ou o endereço deste outro site com informações sobre o que foi buscado. 

Cada site tem sua finalidade, uns servem como vitrine de produtos, outros como ferramentas para fazer tarefas como criar recibos de compra e venda, enfim, tem até site especializado em ajudar a reencontrar amigos ou fazer a genealogia da família, espantoso não, e você já teve a ideia para algum site? 

Se sim, já pensou como cada componente é projetado? A experiência do usuário, isso é muito legal, trocando em miúdos é como o site é fácil de usar, intuitivo e com cores bem escolhidas. Ter um projeto inspirado que combina design e funcionalidade parece caro e demorado. Agora, com a ajuda de ferramentas de desenvolvimento e uma boa introdução, podemos reunir as informações necessárias para o desenvolvimento do projeto. 

Informações são o coração dos buscadores, encare a “googlelandia” como uma ferramenta que se alimenta de sites, tudo que você publica o google mostra nas suas buscas e por isso ficou tão famoso o tal buscador,  não é apenas a visão do proprietário da empresa que devemos levar em conta, mas também os usuários que visitam ou compram as informações! Essas informações são o principal fator no desenvolvimento de sites funcionais e com o mínimo de coerência.

Um site funcional, nada mais é que, um site que funcione bem é gere uma ótima imagem ou solucione algum problema do seu fluxo físico de trabalho, como venda de tickets, vitrine de promoções, pedidos online e muito mais. Ele se concentra na conversão, a coleta e disseminação de dados de produtos e serviços, ufa tu falou grego agora! Então vem comigo denovo conversão é quando o cara clica em algum lugar e diz que quer seu produto, disseminação é quando seu site aparece nas buscas e coleta de dados é como você trata as informações de acesso do seu site.

Tudo isso que falamos, não é apenas aplicável ao Google, mas também pode atrair clientes e também pode interagir virtualmente com a empresa. Por meio de muitos canais de mídia social existentes, e olha que estar em vários canais virou modinha ein. Se o seu site não faz isso, é melhor repensá-lo #ficadica. Cinco perguntas para descobrir se seu site está funcionando corretamente: 

Tente começar a partir daí, tente fazer essas perguntas ao abrir seu site, seja honesto consigo e recomende algo que realmente você usaria. Além da interação bonita (design), você também pode recomendar um site útil e que seja funcional. Mas meu deus não sei nem por onde começar parceiro! #chatiado :(

Caaaalma vem denovo, gruda em mim aqui, tudo começa com um domínio, ou seu “nome” na web, um domínio é composto pelos seguintes termos:

Com um nome definido e comprado no site https://registro.br/ falta agora a hospedagem, ou seja colocar seu site disponível 24 horas por dia 7 dias por semana.

Pronto com domínio comprado e com hospedagem criada e configurada falta agora eu saber qual a finalidade do meu site, responda pra si a seguinte pergunta, o que esse site resolve na minha empresa? Ah ele mostra minha empresa na web, captura de novos clientes, é minha vitrine digital, gerência meus pedidos. Isso ai se conseguiu assimilar agora tu está virtualizando sua empresa Parabéns!

Como última provocação eu te pergunto seu site pode vender online? Consigo cadastrar clientes? ou qualquer outra coisa?

Mas claro! podemos criar inúmeras alternativas com um site publicado, te convido para  na nossa próxima pauta falarmos sobre como prover informações e como você pode se beneficiar com isso tudo, até lá :)

Gostou do tema curta compartilhe e demonstre seu interesse pelo assunto, quem sabe agente não faça uma promoção e sorteie um site ao vivo na rádio, forte abraço e até a próxima.

Sair da versão mobile