Modelo de plantio de ‘abacaxi na lona’ está em estudo como opção na região Oeste

A expectativa é aumentar a produtividade, diminuir perdas, e melhorar a qualidade.

Uma nova metodologia para o cultivo do abacaxi está em estudo na região Oeste do Paraná. Os canteiros cobertos com lona, onde as mudas são plantadas. A expectativa é aumentar a produtividade, diminuir perdas, e melhorar a qualidade. Os detalhes de diferentes experimentos utilizando o plantio em lona devem ser publicados assim que concluídos os estudos.

O projeto existe na região há aproximadamente quatro anos, em uma parceria da Cooperativa de Trabalho e Assistência Técnica do Paraná – Biolabore, Instituto Agronômico do Paraná – Iapar, atual Instituto de Desenvolvimento Rural – IDR e produtores. Os estudos iniciaram na propriedade de João Eudes de Souza, morador da Linha Água do Bananal, em Guaíra. Porém, mais produtores aderiram ao novo modelo.

Estudo semelhante também é conduzido na estação experimental do Iapar-IDR, em Santa Helena.

O plantio de abacaxi em lona, já conhecido em outros locais, agora, neste período de quatro anos, também começou a ser cultivado em Guaíra, de forma experimental. Os resultados positivos são visíveis, segundo a engenheira agrônoma da Biolabore, Wuldicleia Jacomo, e atraiu mais gente.

Atualmente são 10 produtores que aderiram ao novo modelo de cultivo, em escala comercial. Em 2020 aproximadamente 60 mil mudas foram plantadas em Guaíra. A metodologia também já está sendo aplicada em Terra Roxa. Nos dois municípios o projeto tem apoio das administrações municipais.

Os resultados técnicos dos estudos ainda não foram publicados, porém é possível observar resultados positivos, conforme Wuldicleia Jacomo.

Assessoria

Sair da versão mobile