Ensino a Distância, ensina?

Colégio Estadual Frederico Guilherme Giese, em Piên. Foto: Arnaldo Alves/ANPr

Salve Salve Foz do Iguaçu, a Shadaloo dos negócios trinacionais. Hoje o tema que vamos conversar é ensino a distância, acredito que todo mundo conheça essa modalidade de ensino e até vez ou outra tenha consumido esse modelo, e a pergunta que sempre fica é, podemos aprender algo a distância? 

Essa semana me deparei com um vídeo na plataforma tiktok onde um rapaz, estudante universitário de odontologia, aparentemente, satiriza a questão e faz uma crítica aos profissionais que entrarem no mercado pós covid. Pelo meu entendimento do vídeo, ele apresenta a existência de  uma linha entre teoria e prática, onde ele simula algum procedimento e pela falta de prática acaba extraindo um dente da paciente fictício. A grande sacada deste vídeo e depois até óbvio, é que, sim é possível aprender no regime EAD sigla para o tal ensino a distância, mas não substitui a prática, a vivência ou por muitos exemplificada a experiência.

Ter experiência em determinada questão, nada mais é que, a junção de teoria e prática, o que faz o indivíduo avançar em sua matriz de competências é o comportamento frente aos desafios que o estudo teórico nos causa, exaurindo quase por completo,  a  vontade de fazer ou pensar em outras coisas, claro quando a sessão de estudos foi boa, já quando a maratona de estudos foi incompleta, nos vem alguns gatilhos como críticas a metodologia, impaciência para o término daquele ciclo entre outras inquietudes que nos tomam a dita atenção.

Bom como falamos, atenção é algo bem disputado hoje, tanto pelos veículos midiáticos quanto pelas instituições de ensino e professores, que por sinal, tenta fazer as aulas um verdadeiro show diga-se de passagem, fica meus parabéns a todos os professores e educadores aqui registrado.

Não é fácil, o público tem uma atenção volátil e muitas vezes o conteúdo é denso. Como faz? Existe alguma fórmula mágica? Eu sinceramente não sei, algumas coisas que funcionam e que converso eventualmente com amigos da área da docência é, a importância da gestão do tempo, da atenção e da compilação do conteúdo estudado. Como assim? Veja só ao se comprometer a estudar em modo remoto, devemos nos atentar para coisas como ambiente de estudo, ergonomia do local, temperatura e comodidades como um simples copo de água, isso pode tirar sua atenção seguramente, fique atento.

Ao entender a tal teoria, nos resta então aplicar o conteúdo, mas como assim? Eu acabei de ver um vídeo e responder um questionário, como posso eu praticar algo? Acredito que seja aí o grande pulo do gato, criar mecanismos para acompanhar a execução prática daquela teoria é o que o mercado precisa e sempre precisará, sempre prezando pelas suas virtudes e valores e que certamente compõem o curso.

Todos querem hoje encontrar maneiras de propagar e disseminar conteúdo, mas pouco se fala sobre os artigos científicos, estes que ajudam a pulsar e moderar grandes mercados como o da medicina que nitidamente é complementado por este tipo de mídia. Os artigos científicos são, de acordo com a ABNT (NBR 6022), exatamente isso:

“o artigo científico é uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”.

Então, a partir de uma metodologia, podemos criar um estudo ou técnica que que resolva ou apresente resultados, não fica apenas, ao cargo da esfera de ensino, podemos nós na iniciativa privada também contribuir, mas porque não o fazemos? Medo talvez de entregar a galinha dos ovos de ouro, ou até analisar resultados não satisfatórios, bom isso faz parte do processo científico, este mesmo processo que as grandes instituições têm usado para criar a dita vacina contra o COVID-19.

Sem mais delongas gostaria de deixar uma lista de 10 cursos EAD gratuitos para que você hoje mude sua cultura e parafraseando Plantão, lembro de um trecho onde ele diz: “Aprender é mudar posturas”. Então pau na máquina, segue a lista:

  1. https://play.veduca.org/cursos/gratuitos Cursos multidisciplinares que podem te ajudar a escrever conteúdo para web (webwriter);
  2. https://unieducar.org.br/catalogo/curso-gratis/lingua-portuguesa-e-pratica-de-producao-textual-gratuito Na mesma linha do link anterior mas focado na produção textual;
  3. https://www.coursera.org/learn/econometria-basica-aplicada econometria curso oferecido na plataforma cursera;
  4. https://www.coursera.org/learn/principios-de-desenvolvimento-agil-de-software, Curso do ITA, para ajudar no processo de gestão agil para desenvolvimento de software, é nichado mas é bom;
  5. https://www.youtube.com/playlist?list=PLHz_AreHm4dkRZoc0-i4sQeot_62qKi4a Curso de Excel;
  6. https://www.youtube.com/watch?v=59lDXVkqlqQ&list=PLHz_AreHm4dkxM_0dinX7l_WUxpG-VrC- Curso de Word;
  7. https://docs.microsoft.com/pt-br/learn/ Cursos sobre computação em nuvem e programação;
  8. https://www.internetpolyglot.com/lessons-pt-en Lições de aperfeiçoamento para inglês e outros idiomas;
  9. https://programacaopratica.com.br/2020/06/06/250-cursos-gratuitos-da-udemy/ Um compilado de cursos da Udemy Gratuitos.
  10. https://learndigital.withgoogle.com/ateliedigital/courses E a gigante googlelandia nao poderia ficar de fora com seus cursos de marketing digital, carreira e tecnologia;

Opcional e apenas em inglês a Hubspot uma ferramenta de CRM ensina o que aprende constantemente na sua plataforma EAD https://www.hubspot.com/resources/courses

Sair da versão mobile