Destino turístico de Foz será destaque paranaense no Meeting Brasil 2020

Paraná apresenta destinos turísticos no primeiro grande evento virtual do semestre, que terá transmissão simultânea para doze países da América Latina.

04/2019 - Foz do Iguaçu - Cataratas Foto: José Fernando Ogura/ANPr

O Paraná vai apresentar seus destinos turísticos no Meeting Brasil Online – Latin America 2020, primeiro grande evento virtual do semestre, com transmissão simultânea para doze países da América Latina, que acontece de 10 a 13 de agosto.

O Estado mostrará seus atrativos, com destaques para o Litoral, Parque Vila Velha, cachoeiras e turismo de negócios e eventos, que tem atraído visitantes de várias partes do mundo. Curitiba e Foz do Iguaçu, considerados portões de entrada paranaenses, também participam com seus atrativos.

O evento reúne operadores e agentes de viagens de doze países da América Latina. A meta é compor os portfólios dos operadores internacionais de turismo para o biênio 2021 e 2022. A edição do Meeting Brasil deste ano acontecerá de forma virtual. Está prevista a participação do governador Carlos Massa Ratinho, na abertura, para falar sobre o Paraná.

Pela primeira vez, o evento será transmitido simultaneamente para os países participantes – México, Guatemala, Costa Rita, Panamá, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Chile, Paraguai, Argentina e Uruguai.

De olho na retomada do setor no período pós-pandemia, o trade turístico está otimista com a abrangência do evento que tem a internet como uma grande aliada, na busca de novas ferramentas de divulgação. As plataformas digitais oferecem canais gratuitos e de longo alcance de interação para troca de experiências e realização de negócios.

OPORTUNIDADE

O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, ressaltou que o turismo é um gerador de rendas e o Meeting Brasil 2020 uma grande oportunidade para que o Paraná apresente todo o potencial do Estado e abra novos mercados.

“Além de movimentar a economia, com a geração de emprego e renda, o turismo mexe com a vida das pessoas, diretamente. Está relacionado ao lazer e a qualidade de vida”, disse Nunes. “E esse evento acontece num momento delicado, devido à pandemia, quando todo o setor está carente de boas iniciativas”, afirmou.

Ele enfatizou que que o Paraná estará presente com seus mais importantes destinos. “Curitiba com toda a sua potência como capital, cheia de diversidade, e Foz do Iguaçu, o nosso carro chefe do Turismo, farão uma apresentação das suas principais atrações”, concluiu.

POLOS LATINOS – Jacob Mehl, presidente da Paraná Turismo, também destacou a importância do evento. “É um orgulho poder mostrar o Paraná nesse meeting para nos aproximar de todos os polos latinos, responsáveis por 70% dos nossos visitantes”, disse. “O Estado tem belezas naturais incomparáveis”, afirma.

Curitiba: Parques, arquitetura e acervo cultural

Consideradas como as duas principais entradas do Estado, em função, inclusive, de aeroportos internacionais, Curitiba e Foz do Iguaçu farão apresentações de quase cinco minutos no Meeting Brasil Online 2020 – Latin  America 2020. Parques, arquitetura e acervo cultural de Curitiba, as Cataratas do Iguaçu, Itaipu, e a rica gastronomia das duas cidades serão expostas nessa importante vitrine virtual.

A capital paranaense está entre os municípios mais procurados por turistas no Estado. Em 2020 foi apontada como o sétimo destino nacional na categoria do turismo de eventos e negócios. Em 2018 superou a marca de sete milhões de visitantes, consolidando posição entre os principais destinos do País.

Conhecida pelo clima ameno e influência europeia, com altos índices de qualidade de vida, infraestrutura urbana e sustentabilidade, a cidade integra a Categoria A, na classificação do turismo estadual. O franco crescimento registrado pelo setor nos últimos anos foi interrompido pela pandemia e levou o curitibano a buscar na tecnologia maneiras para vencer a crise.

As perdas econômicas, decorrentes das medidas de isolamento social, impuseram novos desafios.  E para superá-los, a cidade está usando as plataformas digitais para vender, também, as atrações turísticas. Campanhas publicitárias focam ações pensadas no período de crise e focadas para quando as pessoas voltarem a viajar.

Com o uso da tecnologia são oferecidas novas experiências aos turistas; melhor gerenciamento aos empresários, com a comercialização online, serviços e informações complementares por meio de aplicativos, visitas virtuais a atrações como museus e parques. Para o futuro, reagendamento de passagens, pacotes e eventos, além de manter os seus cartões postais vivos na memória do turista,

“Estamos vivendo uma grande oportunidade de reinventar o turismo mundial. Levar o destino Curitiba para o Meeting Brasil 2020 é uma grande oportunidade de ampliarmos nossos horizontes, trocarmos ideias e experiências”, diz Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba. “Quando contamos com parcerias, como a da Paraná Turismo, nos tornamos ainda mais fortes”, afirma.

Foz: principal destino do estado e terceiro do País

O principal destino turístico do Estado e o terceiro nacional mais procurado por turistas nacionais e estrangeiros, Foz do Iguaçu apresentou crescimento exponencial nos últimos anos. Com uma gama diversificada de pontos turísticos, que são referências internacionais, a cidade mantém a divulgação em alta e oferece perspectivas de visitação com pacotes promocionais e adequação ao novo momento.

Para enfrentar os novos desafios, instituiu protocolos de segurança sanitária e, agora, está certificando os atrativos turísticos, meios de hospedagem, restaurantes e demais atividades com o selo de ambiente protegido. A ideia é fazer com que o visitante se sinta seguro quando chegar à cidade.

Além da natureza, é um destino completo com lazer e infraestrutura de eventos. Em breve contará com seis lojas francas que estão se instalando na cidade até o final do ano. A cota de compras será de 300 dólares para os free shops e mais 500 dólares nas lojas da Argentina e Paraguai.

Além da peça que rodou o mundo com o mote “Bem-vindo ao Inesquecível”, a cidade também aposta no turismo nacional e regional. “Meu Destino é Foz” e “Foz Conhecendo Foz” vão estimular o turismo interno e conta com a participação da população para, por meio de redes sociais, ampliar o alcance das campanhas. A tecnologia está presente em todos os aspectos e o Meeting Brasil Virtual 2020 é mais uma ferramenta que será usada para vender o destino.

Segundo o secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estruturantes, Gilmar Piolla, a crise provocada pelo novo coronavírus será uma oportunidade de retomar a trajetória de recordes de visitação anteriores à pandemia, com novas ferramentas e criatividade.

“O evento tem essa característica. As belezas das Cataratas do Iguaçu, do Parque Nacional e dos nossos demais atrativos reiteram o Paraná como um grande propulsor do turismo no País. Estar com o Governo Estadual nesse momento reforça a convergência de objetivos e nos dá a certeza de que voltaremos unidos e mais fortes, quando a pandemia passar”.

Paraná Turismo coloca o Estado na vitrine do mundo

Além de Curitiba e Foz do Iguaçu, outros destinos que fazem parte das 14 Instâncias de Governança Regional (IGRS) serão apresentados pela Paraná Turismo durante o evento. As rotas oferecem variedade de atrações turísticas como praias, reservas da Mata Atlântica, rios, cachoeiras e um acervo histórico e cultural, além das inúmeras e diferentes alternativas de lazer e gastronomia.

As regiões estão divididas em Campos Gerais, Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu, Corredores das Águas, Ecoaventura, Histórias e Sabores, Entre Matas, Morros e Rios, Lagos e Colinas, Litoral do Paraná, Norte do Paraná, Norte Pioneiro, Riquezas do Oeste, Rotas do Pinhão, Terra dos Pinheirais, Vale do Ivaí e Vales do Iguaçu.

Essa diversidade cultural e geográfica, que será apresentada pela Paraná Turismo no Meeting Brasil Online – Latin America 2020, faz com que o Estado seja muito visitado e o coloca em posição altamente requisitada por brasileiros e estrangeiros.

“O Meeting Brasil Online, primeiro evento de grande porte no formato virtual nesse semestre, marca a presença do Paraná no circuito de eventos internacionais de forma definitiva”, afirma Aldo Carvalho, diretor de Marketing da Paraná Turismo. “Os operadores trabalham com antecipação de um a dois anos para organizar seus portifolios e estamos com horizontes de comercialização para 2021 e 2022”.

O assessor de Marketing, André Poletti, ressalta que o evento inaugura um novo modelo de divulgação do turismo. “É uma grande oportunidade de se mostrar para operadores e agentes de viagens da América latina”, concluiu.

Fonte: AEN

Sair da versão mobile