Laboratório Central do Paraguai tem testes de Covid-19 para mais 10 dias

Ministério da Saúde trabalha numa licitação para compra de mais 200 mil testes, suficientes para mais dois meses.

A diretora do Laboratório Central do Paraguai, Dr. Carolina Aquino, informou que a instituição conta com insumos para extração de amostras para detectar Covid-19 para mais dez dias e que esperam receber mais um lote do material.

Sobre isso, o ministro da Saúde Julio Mazzoleni, informou que existe um estoque de 20 mil testes para todo o país. “A medida em que usamos vamos fazendo a compra no mercado. Os processos de chamadas licitatórias estão na fase final e esperamos que nos próximos dias tenhamos os contratos assinados para receber esses insumos que são requisitados para uso do Laboratório”, disse.

A licitação citada por Mazzoleni foi iniciada em junho, onde serão comprados 200 mil testes. Esse número seria suficiente para ser usado em todo o país por dois meses. A demora se deve ao modelo de compra por via de exceção que oferece o mercado local, que também é limitado devido a logística.

O ministro ressaltou que a prioridade dos testes são as pessoas que tiveram contato com casos positivos de Covi-19, pacientes internados e pessoas que estão nos albergues de quarentena. Mazzoleni reconheceu que nas últimas semanas a demanda por testes aumentou e o Ministério está tentando resolver com ampliação de rede de laboratórios.

Um laboratório já foi habilitado em Encarnación e um segundo está previsto para a próxima semana em Cidade do Leste, à pedido de associações médicas ainda no início da pandemia.

Atualmente o Paraguai realiza entre 12 mil e 13 mil testes por semana.

No domingo (2), foram revelados 1.015 testes, sendo 159 positivos. Dos casos comunitários, 59 no total, 18 são de Assunção e 16 de Cidade do Leste.

Sair da versão mobile