Em Curitiba, Guarda reage com tiros contra ciclistas que desobedeceram Decreto

Sindicato denuncia dificuldade em conter quem não obedece decretos; diretora destaca que existem inúmeros exemplos de grupos que enfrentam agentes da lei desde o inicio da pandemia

Um guarda municipal de Curitiba reagiu atirando ao tentar impedir a circulação de um grupo de ciclistas no Parque São Lourenço, em Curitiba, na tarde de ontem, quarta-feira (22). Imagens da ação foram gravadas pelo grupo e foram parar nas redes sociais. O vídeo mostra o momento em que o guarda atira em direção ao chão para tentar intimidar o grupo. Ninguém ficou ferido e o guarda foi afastado.

Um vídeo  mostra o momento em que ciclistas e guardas discutem. O Parque São Lourenço está fechado em razão da pandemia do novo coronavírus e a discussão começou no momento em que o grupo passava pelo parque, mesmo fechado.

Em determinado momento, o guarda de 45 anos atira para o chão e diz “Filma… filma…Some cara”.

O ciclista que grava as imagens rebate dizendo: “Ninguém tem medo de tiro (…) o rapaz tratou nós de boa, pedimos pra passar e olha lá o brabão… pelo amor de deus cara”, diz o ciclista.

O ciclista diz aos outros colegas para irem embora que ele vai ficar. O guarda então diz que ele vai ser preso, que tem antecedentes criminais, mas o rapaz rebate falando que não tem passagem. O vídeo termina neste momento.

Nas redes

Um dos ciclistas envolvidos colocou nas redes sociais um relato sobre o que ocorreu:

“Hoje por volta de umas 3 horas estava eu e mais 3 amigos acabamos passando dentro do parque são Lourenço na região da Mateus Leme para tomar água chegando lá um dos guarda nos orientou a não ficar ali …deixou nos 4 tomar água e ir embora agradecemos a ele aí quando estávamos na saída do parque indo pra casa apareceu esse bom homem aí não sei o porque de querer intimidar, eu e meus amigos começamos a gravar por segurança e olha o que o guarda fez …sem ao menos ter a identificação no uniforme !! Detalhe estamos de bicicleta não oferecidos risco algum a ele !!!!Ajuda a compartilha meus amigos até chegar nas autoridade que possa ajudar a não deixa acontecer novamente com outras pessoa ..pessoas humildes como noix somos discriminado …é a realidade !! #Preconceito
MEDO DE ARMA NOS NÃO TEM E NUNCA VAI TER !”

Sindicato denuncia dificuldade em conter quem não obedece decretos

Em entrevista nesta quinta-feira (23), Rejane Soldani, diretora do Sindicato dos Guardas Municipais de Curitiba, afirmou que desde o inicio da pandemia, são inúmeros os casos de pessoas que tentam enfrentar os agentes cumpridores da lei, em situações parecidas como esta. O objetivo do agente municipal era afastar o grupo do Parque, devido as questões de isolamento social impostas pelo novo coronavírus.

“Nós estamos, infelizmente, presenciando todos os dias, pessoas que tentam burlar as normas. Pessoas que tentam enfrentar os agentes públicos que estão ali para cumprir. Nós temos exemplos ‘as pencas’ de vídeos nas redes sociais, de casos assim”, defendeu a sindicalista.

Rejane fez questão de reforçar que o acesso aos Parques de Curitiba ficou proibido após o decreto municipal, que colocou a capital na bandeira laranja. “De antemão, a gente reforça: as normas estão aí para serem cumpridas. Por isto, tem que ser averiguado com muita calma, o que aconteceu”, pontuou.

Investigações

Para Rejane, até o momento, não é possível afirmar se houve excesso na ação realizada pelo guarda, no momento da discussão. “Nesta quinta-feira (23), pela manhã, soubemos do que aconteceu. Nós estamos levantando todos elementos e circunstâncias que envolvem esta situação. Todos os excessos, se porventura, ocorrer algum tipo de excesso, são verificados”, explicou.

A diretora também questionou a divulgação do vídeo nas redes sociais. Rejane afirmou que as imagens não mostram toda a confusão. “É prematuro, tendo só uma parte da versão, só uma parte do vídeo, a gente concluir isto (se houve excesso). É o que nós estamos comentando. Ali, você só tem uma parte do vídeo e uma parte da versão do que ocorreu”, explicou.

Guarda

O guarda envolvido na confusão, entregou a arma para a corporação e foi afastado do trabalho. Ele era lotado na unidade do Boa Vista, e trabalhava há 10 anos na GM.

Fonte: Banda B

Sair da versão mobile