COVID-19: Meio Ambiente reforça orientação sobre descarte de resíduos durante a pandemia

Ao depositar o lixo, a recomendação é que ele esteja armazenado em sacos duplos, amarrados com um nó, e ocupando cerca de 2/3 da capacidade, para não correr o risco de estourar.

Pessoas diagnosticadas com o novo Coronavírus que cumprem o isolamento domiciliar não devem fazer a separação dos resíduos recicláveis durante o período de quarentena. A orientação é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), que reforça a informação para que os rejeitos orgânicos e os materiais recicláveis sejam descartados na mesma embalagem para destinação ao lixo comum. A recomendação também vale para pessoas com sintomas ou suspeita da Covid-19, que aguardam o resultado do exame.

Desta forma, ao depositar o lixo, a recomendação é que ele esteja armazenado em sacos duplos, amarrados com um nó, e ocupando cerca de 2/3 da capacidade, para não correr o risco de estourar. O saco maior deve ser preenchido com sacolas isoladas de cada cômodo da residência.

“Importante dizer que este lixo seguirá direto para o aterro sanitário, sem contato humano. O coletor somente colocará a sacola dentro do caminhão, mas não terá contato com o resíduo, ao contrário do que ocorre na coleta seletiva, quando o coletor despeja os materiais no caminhão e depois manuseia nas unidades de triagem”,explicou a coordenadora da coleta seletiva, Rosani Borba.

A orientação é mais um reforço às medidas de prevenção adotadas pelo Programa de Coleta Seletiva. “Sabemos que o vírus pode permanecer numa superfície por até cinco dias e temos como missão reduzir todos os riscos de contágio, tanto para os trabalhadores e trabalhadoras quanto para a população. Por isso, além das quarentenas nas coletas (a cada quinze dias passa o caminhão), os materiais ficam armazenados sem manuseio, por cinco dias nas unidades de triagem”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Ângela Meira.

Além da divulgação na rede social da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, os moradores positivados recebem as orientações na rede assistencial da saúde e através do Plantão Coronavírus.

Orientações

*Não separe materiais recicláveis e rejeitos;

*Entregue tudo em sacos de lixos duplos, com um nó, ocupando 2/3 da capacidade, no momento mais próximo da coleta;

*Destine todo o resíduo para a coleta de lixo comum;

*Preencha o saco de lixo com sacolas isoladas de cada cômodo da sua residência, evite disponibilizar o material no chão, para que não atraia animais ou insetos.

Mais informações: 33082163/999072420

Assessoria

Sair da versão mobile