Covid-19: Porto Feliz, citada como exemplo, tem taxa de letalidade maior que Foz

Cidade do interior paulista distribui kits de medicamentos para tratamento precoce. Médicos alertam para riscos de utilizar antibiótico sem infecção bacteriana.

Foto: Jornal de Itu/Reprodução

Setores de Foz do Iguaçu estão defendendo que o município estabeleça um protocolo com kit de medicamentos para prevenir a Covid-19. Para defender a ação, algumas pessoas citam cidades que implantaram o protocolo e que teriam registrado bons resultados. Entre estas cidades, foi citada Porto Feliz, no interior de São Paulo. No entanto, a cidade apresenta uma taxa de letalidade superior a que é registrada em Foz do Iguaçu, mesmo oferecendo os medicamentos.

A cidade, que fica a cerca de 100 quilômetros de São Paulo, tem cerca de 60 mil habitantes. A taxa de letalidade pela Covid-19 é de 1,71%. Foz, segundo o último boletim epidemiológico, apresenta taxa de 1,00%. As informações foram repassadas pelos médicos Fábio Marques e Luiz Fernando Zarpelon. Porto Feliz estabeleceu um kit com medicamentos como hidroxicloroquina, azitromicina, ivermectina, entre outros, que são disponibilizados no início dos sintomas, ou até como prevenção à infecção.

Os médicos alertaram sobre os riscos de tomar medicamentos sem a prescrição médica. “O uso de antibiótico sem infecção bacteriana pode piorar a situação. É absolutamente contra-indicado” alertaram. Além disso, os médicos apontam que ao analisar os números da doença em Porto Feliz, os resultados não indicam resultados. “Os números não mostram isso, os números deveriam mostrar Porto Feliz com uma taxa de letalidade de 0,4%, 0,5%, considerando que é uma cidade pequena, e os números não mostram isso” ressaltaram.

As informações foram dadas durante live da prefeitura na última sexta-feira, 10. Acompanhe as informações completas:

Sair da versão mobile