Vacinação contra a gripe é aberta para toda a população

Com a ampliação da imunização contra a gripe, membros dos grupos prioritários ainda poderão receber a vacina nas unidades.

A 22ª edição da Campanha de Vacinação Contra a Influenza será aberta para toda a comunidade a partir desta quarta-feira (1º de julho). Esta é a última fase da campanha, iniciada em 23 de março. Em Foz do Iguaçu foram aplicadas 71.777 doses da vacina, atingindo uma cobertura acima do esperado em alguns grupos como de idosos (145%), professores (113%) e trabalhadores da saúde (121%), por exemplo.

Apesar dos bons resultados, alguns grupos prioritários ficaram abaixo da meta como gestantes (57%), crianças (48%), pessoas com comorbidades (64%) e adultos de 55 a 59 anos (35%). No estado, a cobertura chegou a 85,5% nos grupos, mas também repetiu a dificuldade nos públicos verificados em Foz.

Para Adriana Izuka, responsável pelo setor de imunização do município, a cidade atingiu seu objetivo na cobertura da maioria dos grupos. “Entendemos que alguns grupos ficaram ainda abaixo do esperado, mas acreditamos que abrindo para a população, para grupos que não são prioritários, ainda será possível imunizar muitas pessoas”, disse.

Com a ampliação da imunização contra a gripe, membros dos grupos prioritários ainda poderão receber a vacina nas unidades. “É muito importante que pessoas dos grupos prioritários, especialmente as gestantes, crianças (maiores de 6 meses e menores de 6 anos), e pessoas com comorbidades, busquem as unidades para a imunização”.

No total, a rede pública conta com 30 salas para imunização junto às unidades de saúde. Para essa última etapa serão disponibilizadas 17 mil doses. A vacinação contra a gripe segue até finalizar o estoque no município.

Sarampo

A vacinação contra o sarampo também continua. Adriana faz o alerta para adultos com idade entre 20 e 49 anos que ainda não receberam a vacina, que busquem as unidades de saúde. “Mesmo que já tenham recebido em algum momento a tríplice viral, as pessoas precisam ser vacinadas novamente”. A campanha de vacinação contra o sarampo foi prorrogada até agosto.

Assessoria

Sair da versão mobile