Prefeitos do Brasil e Uruguai analisam medidas de enfrentamento à pandemia

Entre os temas debatidos estiveram às ações de prevenção, isolamento social, medidas socioeconômicas e o fortalecimento da rede de atendimento. 

Nesta segunda-feira (15), o prefeito de Foz do Iguaçu Chico Brasileiro participou de uma reunião virtual com prefeitos do Brasil e do Uruguai. O objetivo foi tratar sobre as medidas de prevenção ao novo coronavírus. A videoconferência, transmitida pelo Facebook da Prefeitura de Foz, foi promovida pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Contou com as presenças do prefeito de Uruguaiana (RS), Ronnie Mello, do prefeito de Canelones (Uruguai), Tabaré Costa e a prefeita de Rivera (Uruguai), Alma Galup.

“Os municípios de fronteiras têm um desafio muito maior no sistema de saúde e esta reunião é uma experiência única para que possamos compartilhar o que estamos vivenciando em nossas cidades por conta da pandemia e compartilhar as ações de sucesso”, afirmou o prefeito Chico Brasileiro.

Entre os temas debatidos estiveram às ações de prevenção, isolamento social, medidas socioeconômicas e o fortalecimento da rede de atendimento.

Importância das medidas

O prefeito de Uruguaiana destacou a importância dos municípios adotarem medidas preventivas. “Em 2009 Uruguaiana sofreu muito com o H1N1, por isso, desde dezembro iniciamos as ações de prevenção à Covid na cidade. Haja vista que além de ser uma região de fronteira, temos o maior porto seco da América Latina, são cerca de 1.000 caminhões entrando e saindo da cidade diariamente”, comentou Ronnie Mello.

Alma Galup, prefeita de Rivera, reforçou a necessidade das ações de isolamento social. “O monitoramento constante das medidas já adotadas é fundamental para alcançarmos os objetivos. Além disso, reafirmar com grande força a campanha do ‘fica em casa’ e informação precisa à população para que todos colaborem nas ações”, disse.

“Fico agradecido de ter participado deste encontro e trocado experiências com vocês. Parabenizo os governos de Foz do Iguaçu e Uruguaiana pela coragem e valentia que vocês tem lutado para levar uma resposta aos seus povos, mesmo com diversas dificuldades”, afirmou o prefeito de Canelones, Tabaré Costa.

Ações de enfrentamento

Foz se preparou para enfrentar a Covid-19. A cidade foi uma das primeiras a adotar medidas preventivas e reforçar a estrutura para o atendimento.  Ainda em janeiro, o município criou o Plantão Coronavírus e o Comitê de Enfrentamento à Covid – 19. A Central Covid, no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, conta com 20 leitos de UTI e 50 de enfermaria. Omunicípio capacitou equipes, ampliou a oferta de testes, implantou a telemedicina e conquistou a habilitação do Laboratório Municipal.

As escolas distribuem materiais pedagógicos para os alunos, e as famílias em situação de vulnerabilidade social são assistidas com cestas básicas, kits de higiene e máscaras.

Foz foi à primeira cidade a vacinar os idosos de casa em casa contra a gripe e uma das primeiras a exigir o uso de máscaras nas ruas e no comércio. O município suspendeu impostos, criou programas de incentivo ao microempreendedor e adotou protocolos de segurança para a retomada das atividades econômicas.

Assista a conferência completa:

Assessoria

Sair da versão mobile