Feriadão: movimento nos atrativos da Itaipu foi pequeno, mas representativo

Visitantes de todas as Regiões do País passaram pela binacional nos quatro dias de feriado. Turistas locais ainda são maioria.

Nada menos do que nove estados brasileiros, além do Distrito Federal, tiveram representantes entre os 314 turistas que visitaram a Itaipu durante o feriado  de Corpus Christi, de quinta-feira (11) a domingo (14). A data marcou a retomada  das  atividades  turísticas  na binacional e em outros atrativos de Foz do Iguaçu.

Após quase três meses sem atendimentos, em decorrência da pandemia da covid-19, a maior hidrelétrica do mundo deixou de lado o silêncio das últimas  semanas para vivenciar a intensa mistura dos sotaques dos turistas que vieram de todas as cinco Regiões do País.

Em  relação  aos  estados, a lista de visitantes foi liderada por São Paulo, com  52  representantes. Na sequência, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com 24; Mato Grosso do Sul, 18; Rio de Janeiro, 16; Minas Gerais, 5; Distrito Federal, 4; Bahia,  2; e Acre e  Mato Grosso, com um representante cada.

Moradores de Foz

Apesar  de  toda  essa representatividade nacional, o grande destaque neste processo de retomada gradual do Complexo Turístico Itaipu (CTI) foi a presença  dos  moradores  dos  municípios lindeiros ao Lago de Itaipu. Eles foram  maioria, 170, 54,1% do total. E essa presença regional não se restringiu  à  Itaipu.  Até sexta-feira, 90% de visitantes dos atrativos doDestino Iguaçu eram da cidade de Foz do Iguaçu.

“Os  moradores  da  nossa  região  terão  um  importante  papel nesse processo  de  retomada  do  turismo. É um momento fundamental para todos conhecerem ou revisitarem os nossos atrativos, estimulando os profissionais do  setor”, destacou o diretor superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR), general Eduardo Garrido.

Na  primeira  semana  de  retorno  às  atividades, somente o atrativo Itaipu  Panorâmica  é  ofertado pelo CTI, de hora em hora, das 9h às 16h. O segundo  passeio  a  ser  retomado,  a  partir de quarta-feira (17), será o Refúgio Biológico, nos horários das 9h às 17h30, com disponibilidade de 10 vagas  por  horário.  O  Ecomuseu  volta  no  dia 24, das 10h às 17h, com a Ciência  na  Esfera  suspensa  temporariamente. Já o Itaipu Iluminada tem previsão  de  início  no  dia 1º de julho, às 19h30 nas sextas e sábados. O circuito  interno  na  usina,  Itaipu  Especial,  ainda não tem previsão de retorno.

Retomada segura

O  Complexo  Turístico Itaipu se preparou para este momento, seguindo todos  os protocolos sanitários e orientações de organismos de saúde. Antes de realizarem  o passeio, os visitantes passam por uma barreira sanitária, com higienização das mãos e pés, aferição de temperatura e preenchimento de um  formulário. Em todo o roteiro há álcool em gel, higienização dos ônibus a cada  nova visita e o uso obrigatório de máscara de proteção facial para quem recepciona e quem visita.

Além  disso,  a  tecnologia  está  sendo  uma importante aliada nesse processo.  Entre  as  inovações,  está  a  utilização  de dois robôs para a desinfecção de ambientes, desenvolvidos pela Itaipu Binacional, por meio da Superintendência  de  Informática; o Parque Tecnológico Itaipu (PTI-BR) e a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

A primeira solução conta com a tecnologia de radiação ultravioleta do tipo C (UVC),  capaz de destruir a capa proteica e o material genético de qualquer tipo  de vírus, assim como fungos e bactérias. Já o outro modelo, mais tradicional,  faz  a  pulverização da solução de produtos de limpeza. Ambas  as  soluções  podem  funcionar  tanto  em  modo  automático como por controle remoto, via aplicativo.

Assessoria (Fotos: Kiko Sierich/PTI)

Sair da versão mobile