Foztrans intensifica fiscalização contra motocicletas com escapamento adulterado

Pontos de motofrete e mototáxi foram notificados e blitze estão sendo realizadas nas principais vias para identificar infração. Foztrans pede que população denuncie.

Foto: Divulgação/ Setran

O Instituto de Trânsito de Foz (Foztrans) intensificou a fiscalização contra motocicletas com escapamento adulterado na cidade. De acordo com o superintendente, Fernando Maraninchi, empresas de motofrete e mototaxi já foram notificadas e, além disso, estão sendo realizadas blitze nas principais Avenidas e Ruas onde costumeiramente elas costumam trafegar.

A moto com escapamento adulterado produz um ruído muito alto e, Conforme a lei, o motociclista está cometendo infração. Esta infração está prevista no artigo 230 (inciso XI) do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que dispõe sobre “conduzir o veículo com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante.”

Motociclistas de mototaxi, ou de frete, alegam que abrem o escapamento propositalmente para que motoristas de veículos sejam alertados da aproximação deles no trânsito. Outros abrem apenas para diversão. No entanto, a prática acarreta ao motorista infração de natureza grave, com perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa no valor de R$ 195,23.

Segundo Maraninchi, pelo menos três motos com escapamento adulterado já foram apreendidas. “Nós já identificamos todos os pontos de motofrete e mototáxi, com apoio da secretaria da fazenda, e notificamos todos esses pontos. Nós avisamos que a fiscalização será maior. Também incluímos bares e restaurantes que utilizam esse tipo de serviço. Pedimos para que não contratem serviço de motociclista que tem a moto com escapamento aberto” afirmou ele.

O superintendente do Foztrans também pediu colaboração da população para identificar os infratores. “Pedimos que a população denuncie, podem ligar no Foztrans anonimamente, ou mandar uma mensagem no privado pelo facebook, ou pelo aplicativo 156 Foz, que vamos correr atrás para pegar” garantiu Fernando.

Sair da versão mobile