Saúde amplia monitoramento para casos confirmados da Covid-19

A estratégia consiste em realizar visitas aleatórias aos casos confirmados para identificar se as pessoas estão cumprindo o isolamento social.

A Prefeitura de Foz do Iguaçu anunciou uma série de medidas mais rígidas no combate à pandemia do novo Coronavírus. Entre as ações está uma parceria entre a Vigilância Epidemiológica, a Atenção Básica e a Guarda Municipal para ampliação do monitoramento às pessoas confirmadas com a doença.

A estratégia consiste em realizar visitas aleatórias aos casos confirmados para identificar se as pessoas estão cumprindo o isolamento social. Atualmente, 73 pessoas cumprem o isolamento domiciliar orientado pela Vigilância Epidemiológica. Caso a pessoa positivada não esteja cumprindo as recomendações, poderá responder criminalmente, com o envio da infração ao Ministério Público.

“A fiscalização será feita em datas e horários aleatórios, e será uma forma nova de monitorar esse isolamento domiciliar e garantir que os infectados mantenham-se recolhidos no período necessário”, explicou a diretora da Vigilância em Saúde, Carmensita Gaievski.

Hoje o monitoramento é feito diariamente por telefone, e somente quando a ligação não é atendida, uma equipe se desloca ao local. A Vigilância Epidemiológica realiza o rastreamento com familiares, amigos e colegas de trabalho das pessoas infectadas a fim de evitar a proliferação da doença. Com a visita in loco, a verificação ganha mais eficiência.

Reforço

Seis equipes, formadas por dentistas da Atenção Básica e guardas municipais já iniciaram as visitas nesta quinta-feira (11). “É a equipe que verifica se os cuidados estão sendo tomados, e se outras pessoas da casa tiveram sintomas. As condições sócio-econômicas de cada família também são analisadas para encaminhamento de outras ações, justamente para que tenham condições de cumprir o isolamento”, comentou a coordenadora das equipes, Soraia Souza Mota. Diariamente as equipes emitirão relatórios à Vigilância Epidemiológica.

Monitoramento

A ampliação do monitoramento foi anunciado essa semana pelo Prefeito Chico Brasileiro. A medida é importante, pois auxilia no bloqueio da cadeia de infecção, diminuindo a transmissão do coronavírus. “Antes esse contato (por telefone) era feito somente com pessoas da família. Agora ele foi ampliado para toda a rede de contatos da pessoa com a confirmação da doença, ou seja, grupo de amigos, colegas de trabalho, da igreja, da academia. Todas as pessoas que tiveram contato com essa pessoa serão monitoradas”, explicou Carmensita.

Assessoria

Sair da versão mobile