Foz exigirá que apenas pacientes com teste positivo de Covid-19 venham de fora

Proposta é devido ao temor de que município esgote capacidade de leitos no Hospital Municipal com pacientes de outras regionais de saúde.

Imagem ilustrativa

Foz do Iguaçu exigirá que apenas pacientes confirmados para Covid-19 sejam transferidos de outras regionais de saúde para o Hospital Municipal. A cidade já está recebendo pacientes da 10ª Regional de Saúde, de Cascavel, e da 20ª Regional, de Toledo. A proposta é para que a ala exclusiva de Covid no Hospital de Foz não receba casos suspeitos da doença. A informação é do vice-prefeito de Foz, Nilton Bobato.

Nesta segunda-feira, 07, Foz do Iguaçu tinha 5 pacientes de outras regionais, quatro de Cascavel, que estão na UTI e um paciente de Toledo. Além disso, tinha outras 13 solicitações para atendimento de Cascavel.

Segundo Bobato, por determinação do Sistema Único de Saúde (SUS), nenhuma cidade pode se recusar a atender pacientes de cidades que não tenham leitos disponíveis. “Nós fazemos parte de um sistema estadual de leitos. Por mais que façam comparativos de investimentos de um município ou de outro, por própria legislação do SUS, enquanto tivermos leitos, e se acabar nas outras cidades, nós somos obrigados a receber os pacientes” explicou Bobato.

Critérios

Porém, de acordo com Bobato, ainda não estão definidos os critérios para o recebimento de paciente. “Nós ainda estamos definindo com o estado qual será o fluxo. Estão vindos muitos pedidos para Foz sem ter sido confirmado a doença ainda. Os leitos que Foz tem são exclusivos para Covid. E nós entendemos que é necessário ter esse passo anterior, porque se começarmos lotar os nossos leitos com pacientes não confirmados para Covid, talvez não consigamos atender todos os objetivos do planejamento feito até agora” argumentou o vice-prefeito.

A proposta será apresentada em uma reunião que irá reunir todas as regionais de saúde da macrorregião oeste. Compõe as regionais da macrorregião: Foz do Iguaçu, Cascavel, Toledo, Pato Branco e Francisco Beltrão. A reunião acontece nesta terça-feira, 09, e contará com a participação de representantes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa).

Sair da versão mobile