CCZ realiza revisão em 3,5 mil armadilhas para Aedes em Foz do Iguaçu

Mosquitos capturados pelos equipamentos são enviados ao Centro de Medicina Tropical onde é constatado os vírus da dengue, zica e chicungunha.

OUÇA:

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Foz do Iguaçu começou na última a revisão das 3,5 mil armadilhas de mosquito Aedes Aegypti instaladas em toda a cidade.

Jean Rios, coordenador do Comitê Municipal de Controle e Prevenção à Dengue, informou que as armadilhas foram instaladas há três anos e precisam de uma revisão e sendo necessário, a substituição.

A ideia é conseguir equiparar a quantidade de armadilhas com o Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa). A armadilha faz a captura do mosquito adulto, que entra no equipamento para por os ovos. As amostras são enviadas ao Centro de Medicina Tropical em Foz do Iguaçu.

“Foz do Iguaçu é um dos únicos municípios do país e do mundo, com o indicator entomovirológico, capaz de detectar os vírus da dengue, zika e chicungunha em um mesmo exame”, disse Rios.

Os técnicos começaram a revisão pela região sul, no Jardim das Flores, Morenitas, Ouro Verde e Profilurb I e II, onde há os maiores indicadores de infestação do mosquitos aedes aeghiept.

Sair da versão mobile