Ministro do Interior do Paraguai anuncia maior controle na fronteira

Passagem ilegal de pessoas pelo Rio Paraná estaria aumentando casos de Covid-19 na fronteira paraguaia.

Fonte: ABC Color

Em visita a Cidade do Leste no domingo (31), o ministro paraguaio do Interior, Euclides Acevedo, anunciou que o governo aumentará o controle na fronteira, em um trabalho conjunto entre militares, policiais, promotores e outras instituições.

O presidente Mario Abdo Benites enviou Acevedo à fronteira após o aumento de casos de contágio comunitário de Covid-19 no departamento de Alto Paraná, a maioria na região de Cidade do Leste.

O ministro se reuniu com militares da Base Naval del Este e autoridades da Polícia Nacional, mostrando um plano para controle da fronteira. A medida se deve às denúncias de que pessoas estariam passando a fronteira ilegalmente, pelo Rio Paraná.

Acevedo disse que não há um acordo com as autoridades brasileiras para o controle conjunto do Rio Paraná. “Se passam pelo rio é porque deixam passar do outro lado, então deveríamos ter um acordo”, disse.

Entre as medidas que deverão ser tomadas para maior controle na fronteira, além do reforço na segurança, foi anunciado que o Paraguai vai permitir a entrada de empresários que moram em Foz e mantém empreendimentos em Ciudad del Este. Além disso, o controle sanitário será mais rígidos para caminhoneiros.

Sair da versão mobile