Consultas eletivas são retomadas nas unidades básicas de saúde em Foz

Agendamento para idosos deve ser feito levando em conta o horário do transporte coletivo.

As consultas médicas eletivas que estavam suspensas desde o início da pandemia, em 16 de março, foram retomadas na semana passada. Para evitar aglomeração, será marcada apenas uma consulta por hora em cada especialidade. Portanto, serão oito consultas diárias por especialidade. Os agendamentos devem ser feitos, preferencialmente, via telefone. Para realizar o agendamento é necessário ligar na UBS da região onde o paciente reside.

Segundo o Diretor de Atenção Básica, Ricardo Lacerda, estão sendo criadas novas estratégias de atendimento para evitar a transmissão e contágio com a Covid-19. “A gente tem equipe de visitas domiciliares para idosos para evitar que eles compareçam às unidades básicas, temos agendamento por telefone e o próximo passo será a implantação da telemedicina” explicou Lacerda.

A retomada dos atendimentos prevê a adoção de medidas de prevenção, como a utilização dos equipamentos de proteção, disponibilização de álcool em gel, e desinfecção dos consultórios. O uso da máscara também é exigido. O diretor explica quais especialidades retomaram o atendimento e alerta que só deve ir a unidade de saúde quem tiver necessidade.

Horário de atendimento e transporte coletivo

A partir desta segunda-feira, 01, idosos acima de 60 anos, só poderão usar o transporte coletivo entre 9h e 17h. Por esse motivo, o agendamento para consultas desse grupo deverá levar em conta esse limite de horários. “Encaminhamos um memorando para todas as unidades para que elas agendem esses pacientes dentro do horário compatível para que eles possam utilizar o transporte público” garantiu Lacerda.

Observação: a imagem de capa é de arquivo e não atual, por esse motivo os usuários estão sem máscaras.

 

 

Sair da versão mobile