Unidades Básicas de Saúde retomam consultas eletivas

A orientação é para que as consultas sejam marcadas preferencialmente por telefone.

A Diretoria de Atenção Básica, da Secretaria Municipal da Saúde, retoma, a partir de segunda-feira (25), as consultas médicas eletivas que estavam suspensas desde o início da pandemia, em 16 de março.

A retomada acontece gradualmente com a oferta de quatro consultas por turno (manhã e tarde), até a estabilização da demanda. “Por dia serão marcadas 8 consultas em todas as unidades, para que o serviço seja normalizado. Agora, tomando as devidas precauções, vamos retomar”, comentou o Diretor de Atenção Básica, Ricardo Lacerda.

A orientação é para que as consultas sejam marcadas preferencialmente por telefone. “Mas se não for possível, a pessoa pode se dirigir à unidade. Nossa preocupação é para que não haja aglomeração de pessoas nas unidades”.

Durante o período de isolamento, os serviços nas 30 unidades não foram inteiramente interrompidos. As salas de vacinação permaneceram abertas; usuários idosos que necessitavam de atendimento receberam visitas domiciliares; atendimentos a gestantes e pequenas urgências também foram mantidos. A renovação de receitas também foi mantida e segue normalmente agora.

A retomada dos atendimentos prevê a adoção de medidas de prevenção, como a utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs), disponibilização de álcool em gel, e desinfecção dos consultórios. O uso da máscara também é exigido dos usuários.

Fonte: AMN

Sair da versão mobile