Com baixa adesão, argentinos adiam manifestação por abertura da Ponte

Comerciantes e taxistas estão se mobilizando para pedir a reabertura. No Brasil, protesto ocorre às 9h na região da Ponte da Amizade.

A Rádio Cultura conversou com um argentino que está se mobilizando em Puerto Iguazú para protestar pela abertura da Ponte Tancredo Neves. Carlos da Silva, que trabalha no comércio, confirmou que há uma mobilização de comerciantes na cidade. No entanto, o protesto não deve ocorrer nesta quarta-feira, 20, quando ocorrerá a manifestação no Brasil.

Segundo Carlos, o grupo está se organizando. “Estamos nos mobilizando com outras pessoas, e vamos fazer o protesto, porém em outro dia. Começamos agora falar com as pessoas aqui” explicou. Ele ressalta que há desinformação entre a população de Puerto Iguazú sobre a Covid-19 em Foz. “Os canais de televisão assustaram muito os argentinos, eles pensam que metade dos brasileiros estão infectados com a Covid-19” ressaltou.

Paraguai

No Paraguai os taxistas e moto taxistas estão a frente da mobilização. A Rádio Cultura entrou em contato com alguns dos organizadores. Porém, ainda não obteve respostas. A organização acontece em um grupo de whatsApp.

Brasil

QUARTA-FEIRA SERÁ MARCADA POR PROTESTOS A FAVOR DA REABERTURA DAS FRONTEIRAS

Comerciantes, autônomos, taxistas, mototaxistas e profissionais de turismo farão mobilização na Aduana Brasil/Paraguai.

Com a promessa de ser uma manifestação pacífica, grupo cujas profissões mais sofrem com o fechamento da Ponte da Amizade e da Ponte da Fraternidade, promoverão uma carreata com destino final a Aduana Brasil/Paraguai.

“Nossa manifestação pacífica não tem bandeiras político partidárias e apenas reunirá um grupo de cidadãos iguaçuenses que está sofrendo com a falta de sensibilidade dos governos quanto à economia da fronteira. Pediremos em nossa manifestação que os governos do Paraguai e do Brasil estabeleçam uma abertura inteligente da fronteira com todos os protocolos de controle sanitário, já realizado com sucesso em outros países da Europa e da própria América Latina”, explica um dos coordenadores do “Movimento Pró-Abertura das Fronteiras”.

A partir das 9h00 da Quarta-feira (20), os manifestantes estarão concentrados na Rua Osvaldo Cruz, 368 (em frente aos Estacionamento Bismillah/ Líder/Willy e Três Fronteiras), na Vila Portes; às 10 horas os manifestantes saem em direção a Aduana Brasil/Paraguai através do viaduto da BR 277. “ Bloquearemos o trânsito de caminhões que seguem para o Paraguai por pelo menos 30 minutos”, explica o coordenador.

“Convidamos toda a população de Foz do Iguaçu, Ciudad Del Este, e Puerto Iguazu, para juntos mostrarmos que aqui na Triplice Fronteira, não existe o lado de lá e o lado de cá. Sempre cuidamos de todos os lados. E está barreira é uma ofensa a todos que costumam ir à Ciudad Del Este, à Puerto Iguazu e à Foz do Iguaçu. Que façam o controle sanitário. Mas que liberem a volta das pessoas aos seus postos de trabalho. Com cuidados. Com as restrições necessárias. Com o uso de máscaras e álcool gel e com o devido distanciamento necessário”, finaliza o coordenador.

Sair da versão mobile