Receita Federal se manifesta após aglomeração de caminhoneiros no Porto Seco

Receita informou que os caminhoneiros aguardavam documentos de despachantes. Protocolo de atendimento foi alterado.

Um vídeo mostrando aglomeração de caminhoneiros no Porto Seco de Foz do Iguaçu viralizou nesta semana. No vídeo é possível ver várias pessoas, alguns sem máscaras, não respeitando as orientações de distanciamento social para evitar a transmissão e contágio da Covid-19. Os homens estão aguardando para pegar documentos.

Na noite de quinta-feira, 14, a Receita Federa do Brasil emitiu uma nota sobre o vídeo. De acordo com as informações da Receita, os serviços que os caminhoneiros estavam buscando não eram prestados por ela, mas sim de despachantes. Para evitar novas aglomerações, a Receita informou que o protocolo para retirada de documento foi alterado e a partir de agora serão entregues dentro do veículo.

Confira a nota:

Recebemos mensagens que denunciaram aglomerações de motoristas no Porto Seco. As equipes da RFB constataram que essas aglomerações aconteceram no recinto, porém não eram relacionadas aos serviços prestados pela Receita Federal.

As aglomerações aconteceram enquanto despachantes entregavam documentos de saída de caminhões aos motoristas em uma sala disponibilizada para esse fim. Por vezes, os seguranças tentaram organizar o local, porém vários motoristas se recusaram a formar filas,  utilizar máscaras de proteção e alguns até deferiram xingamentos aos funcionários.

Considerando a situação relatada, e em cumprimento das leis vigentes, a partir de hoje (14/05/2020), a fim de evitar futuras aglomerações no local, os documentos de saída de caminhões serão entregues pelos despachantes diretamente nos veículos. Os motoristas não devem mais sair de seus veículos para receber tais documentos.

Caso as novas medidas não sejam respeitadas pelas pessoas que por ali transitam, outras medidas mais rígidas poderão ser tomadas para cumprimento da legislação em vigor.

Sair da versão mobile