Nova vacina contra a meningite está disponível na Rede Pública

A nova vacina previne contra a meningite e infecções generalizadas provocadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

A partir desta quarta-feira (06) as unidades básicas de saúde de Foz do Iguaçu disponibilizarão aos adolescentes de 11 e 12 anos a vacina Meningo ACWY (conjugada). A nova vacina previne contra a meningite e infecções generalizadas provocadas pela bactéria meningococo dos tipos A, C, W e Y.

No Brasil a Doença Meningocócica (DM) é considerada endêmica, com diferenças geográficas na sua incidência e na distribuição de sorogrupos causadores de doença.

Segundo a Coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Adriana Izuka, essa vacina é fundamental, uma vez que protege um dos grupos que mais transmite e também é mais acometido pela doença no país.

“Os adolescentes e adultos jovens constituem um grupo crucial na epidemiologia da doença meningocócica estando associados a elevadas taxas de colonização de nasofaringe, com participação importante na transmissão do meningococo na comunidade e carga substancial da DM”, explicou.

Grupo

Nesta etapa, será utilizada como referência populacional para vacinação a população na faixa etária de 11 a 12 anos de idade. Em Foz do Iguaçu, são 9.803 adolescentes.

Este público deve receber a dose da vacina meningocócica ACWY, independentemente de ter recebido anteriormente a vacina MenC (conjugada) ou dose de reforço.  O objetivo do Ministério da Saúde é alcançar cobertura vacinal maior ou igual a 80% do público-alvo.

Vacina

Atualmente já faz parte do calendário básico a vacina meningocócica C. Ela é aplicada em crianças até um ano de idade. A primeira dose aos 3 meses, a segunda, aos 5 meses e reforço aos 12 meses.

Assessoria

Sair da versão mobile