Resultado de testagem de Covid-19 irá orientar ações em Foz do Iguaçu

De acordo com esse primeiro levantamento, 344 pessoas podem ter sido infectadas pelo novo coronavírus em Foz do Iguaçu. Destas, 84% não tiveram nenhum sintoma da doença.

O Comitê de Enfrentamento a Covid-19 divulgou nesta terça-feira (5) o resultado dos testes aplicados na população de Foz do Iguaçu, com o objetivo de saber quantas pessoas tiveram contato com o vírus nos últimos 15 dias.

Nos dias 29 e 30 de maio, servidores da Secretaria Municipal de Saúde e da Fundação Municipal de Saúde testaram 800 moradores de forma aleatória em todas as regiões da cidade.

O médico Luiz Fernando Zarpelon, coordenador do Comitê, explicou que o levantamento mostra a realidade dos últimos 15 dias. “Uma estratégia adotada em Foz semelhante a que a Universidade Federal de Pelotas realizou testando pessoas que tiveram algum contato com o vírus e fazer uma ‘fotografia’ de como está a situação virológica de 15 dias atrás”, disse.

De acordo com esse primeiro levantamento, 344 pessoas podem ter sido infectadas pelo novo coronavírus em Foz do Iguaçu. Destas, 84% não tiveram nenhum sintoma da doença. O número é baseado nos 0,13% de casos positivos da testagem, levando em conta a população de 265 mil habitantes.

A proposta do comitê é realizar esse tipo de pesquisa a cada 15 dias, até que haja uma sessação do vírus na cidade. O levantamento atualizado dá embasamento para os setores público e privados tomarem decisões, como, a volta das atividades econômicas.

“Para cada caso confirmando, temos de 8 à 18 casos não diagnosticados. O teste será repetido em um número de 800 a mil pessoas, para continuar acompanhando a situação do vírus na cidade”, ressaltou o coordenador.

Sair da versão mobile